Antes de se chamar Black Sabbath, o quarteto formado por Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) tocava em uma banda chamada Polka Tulk Blues Band, com mais integrantes. Depois, formaram o Earth, que é, basicamente, o embrião do Sabbath.
Inicialmente, a Polka Tulk Blues Band era um sexteto: trazia o quarteto do Black Sabbath com outros dois músicos – um responsável pela slide guitar e outro, pelo saxofone – que não estavam muito compromissados. A ideia de Iommi, então, foi acabar com a Polka Tulk Blues Band e formar outro projeto, só para não ter que dispensar os dois músicos em questão. Nasceu, assim, o Earth, que começou a tocar bastante em clubes no Reino Unido.
Foi nessa época que Rob Halford, vocalista do Judas Priest, conheceu o Black Sabbath – ou seja, ainda como Earth. Em entrevista à Rolling Stone, o também lendário cantor de heavy metal falou sobre o trabalho dos colegas britânicos.
“Tenho vagas lembranças de vê-los como Earth em um clube obscuro em Birmingham. Eles tocavam uma espécie de blues pesado, de forma jazzística e progressiva, musicalmente”, afirmou o vocalista do Judas Priest.
Halford pontuou que não havia muito a se destacar visualmente do Earth, mas lembra da versão de “Evil Woman”, original do Crow, que acabou indo parar no primeiro álbum do Black Sabbath. “Havia uma forma livre rolando quando eles tocavam, mas o peso dominava”, disse.
A identidade do projeto mudou, segundo Rob, após o nome ser alterado para Black Sabbath – já existia uma banda chamada Earth no Reino Unido. “Quando eles viraram Black Sabbath, encontraram a identidade. Os riffs de Tony tiveram um papel mais forte e eles tinham algo único, que os diferenciava de todas as bandas locais ou por aí. Ozzy parecia e soava especial e a dinâmica de Geezer e Bill definiu uma sonoridade que ninguém conseguia igualar”, afirmou.
Confira, abaixo, as primeiras demos gravadas pela banda então chamada Earth.