Notícias

Yngwie Malmsteen lança Blue Lightning, álbum em tributo ao blues/rock; ouça



O guitarrista Yngwie Malmsteen lançou, nesta sexta-feira (29), um novo álbum de estúdio. Intitulado “Blue Lightning”, o disco chega às prateleiras e plataformas pela Mascot Label Group – e também em versão nacional, pela Hellion Records.

O álbum “Blue Lightning”, conforme material de divulgação oficial, tem o objetivo de “prestar homenagem àqueles do mundo do blues que alimentaram seu espírito artístico por tanto tempo”. O material será lançado pela Mascot Label Group nos formatos de CD, LP duplo e box set limitado.

Embora tenha sido mencionado que o álbum é um tributo ao blues, boa parte das músicas são de bandas de rock – ainda que em momentos inspirados pelo velho americano. O repertório conta com versões para clássicos de Jimi Hendrix, Beatles, Rolling Stones, Deep Purple e Eric Clapton, além de faixas autorais.

– Leia: Malmsteen diz que pegada neoclássica veio do Genesis, não do Deep Purple

No geral, a ideia seria ótima – se não fosse Yngwie Malmsteen o responsável por executá-la. As versões soam pedantes e exageradas, assim como as músicas autorais. Blues não foi feito para ser tocado com solos na velocidade da luz – é um gênero musical de reflexão e de sentimentos à flor da pele, algo que não dá para se obter com 10 notas por segundo.

Além da proposta pedante nas seis cordas, Malmsteen se complica – novamente – nos vocais, que, definitivamente, não são a praia dele. A voz do guitarrista não apresenta variações e deixam as músicas ainda mais estagnadas. Além disso, a produção focou tanto na guitarra que a bateria acabou ficando com uma sonoridade artificial, como se fosse da variação eletrônica do instrumento.

Confira “Blue Lightning” (por sua conta e risco) no player a seguir, via Spotify:

Veja, abaixo, a tracklist de “Blue Lightning”:

01. Blue Lightning
02. Foxy Lady (Jimi Hendrix)
03. Demon’s Eye (Deep Purple)
04. 1911 Strut
05. Blue Jean Blues (ZZ Top)
06. Purple Haze (Jimi Hendrix)
07. While My Guitar Gently Weeps (Beatles)
08. Sun’s Up Top’s Down
09. Peace, Please
10. Paint It Black (Rolling Stones)
11. Smoke On The Water (Deep Purple)
12. Forever Man (Eric Clapton)


Igor Miranda
Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Escreve sobre música desde 2007. Atualmente, é redator do Whiplash.Net, o maior site sobre rock e heavy metal do Brasil. Também é editor-chefe da revista e site Guitarload, para guitarristas, e redator do site Revista Cifras, a página editorial do portal Cifras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *