Curiosidades

David Lee Roth revela o segredo por trás dos solos de Eddie Van Halen



O vocalista David Lee Roth disse, em entrevista a Joe Rogan transcrita pelo Ultimate Guitar, que há um segredo por trás dos solos do icônico guitarrista Eddie Van Halen, com quem Roth integra a banda Van Halen. Segundo o cantor, uma estratégia tecnológica é colocada em prática para a construção dos fraseados de Eddie no instrumento.

Inicialmente, David Lee Roth explicou qual a fórmula dos solos de Eddie Van Halen. “Você tem que construí-lo. Tem um começo, o meio, um ‘crescendo’ (nota do editor: o significado é bem semelhante ao do termo em português, representando um crescimento da harmonia) e o fim. Há nomes específicos para cada parte”, afirmou.

Ouça a guitarra isolada de Eddie Van Halen em 15 músicas

Após explicar que a gravação em estúdio era feita em oito trilhas e duplicada em seguida, Roth falou sobre o “segredo”. “Você tinha que trabalhar em seu solo até ter esse ‘crescendo’. Com várias trilhas gravadas, os caras começavam a improvisar, testando as gravações. Quando é hora de misturar, eles pegam um pouco da trilha 2 e um pouco da trilha 6, mexendo nesses canais de uma forma que você nunca imagina”, disse. Ou seja: os solos são editados e montados a partir de várias gravações diferentes.

O cantor completa: “Solos como ‘Runnin’ With The Devil’ são temáticos, não são como os dos Beatles. Quando começou a ficar assim, ele gravava seis versões diferentes dos solos e começava a dizer: ‘mova os canais, ligue este, desligue aquele’. Daí, ele precisava aprender o solo que era montado. Virou um esforço de ginástica, então, é uma forma única de criar um solo. Foi usado o futuro digital, de gravações múltiplas e improvisos. Era como criar um livro, com as cenas, personagens, o conflito…”


Igor Miranda
Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Escreve sobre música desde 2007. Atualmente, é redator do Whiplash.Net, o maior site sobre rock e heavy metal do Brasil. Também é editor-chefe da revista e site Guitarload, para guitarristas, e redator do site Revista Cifras, a página editorial do portal Cifras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *