O vocalista David Lee Roth disse, em entrevista a Joe Rogan transcrita pelo Ultimate Guitar, que há um segredo por trás dos solos do icônico guitarrista Eddie Van Halen, com quem Roth integra a banda Van Halen
Segundo o cantor, uma estratégia tecnológica é colocada em prática para a construção dos fraseados de Eddie no instrumento.
Inicialmente, ele explicou que há uma espécie de “fórmula”:
“Você tem que construí-lo. Tem um começo, o meio, um ‘crescendo’ (nota do editor: o significado é bem semelhante ao do termo em português, representando um crescimento da harmonia) e o fim. Há nomes específicos para cada parte.”
O segredo dos solos de Eddie Van Halen
Após explicar que a gravação em estúdio era feita em oito trilhas e duplicada em seguida, David Lee Roth falou sobre o segredo dos solos de Eddie Van Halen:
“Você tinha que trabalhar em seu solo até ter esse ‘crescendo’. Com várias trilhas gravadas, os caras começavam a improvisar, testando as gravações. Quando é hora de misturar, eles pegam um pouco da trilha 2 e um pouco da trilha 6, mexendo nesses canais de uma forma que você nunca imagina.”
Ou seja: os solos são editados e montados a partir de várias gravações diferentes. Esse seria o grande truque, de acordo com Roth.
Ainda durante a entrevista, o vocalista completou:
“Solos como ‘Runnin’ With The Devil’ são temáticos, não são como os dos Beatles. Quando começou a ficar assim, ele gravava seis versões diferentes dos solos e começava a dizer: ‘mova os canais, ligue este, desligue aquele’. Daí, ele precisava aprender o solo que era montado. Virou um esforço de ginástica, então, é uma forma única de criar um solo. Foi usado o futuro digital, de gravações múltiplas e improvisos. Era como criar um livro, com as cenas, personagens, o conflito…”