Quando o Grand Funk Railroad superou o Led Zeppelin – e foi boicotado

Empresário do Zeppelin, Peter Grant, teria desligado a energia de um show da então banda de abertura por considerá-la melhor que a atração principal

O vocalista e guitarrista da formação clássica do Grand Funk Railroad, Mark Farner, relembrou, em entrevista a Eddie Trunk transcrita pelo Ultimate Guitar, sobre a lendária turnê que sua antiga banda fez abrindo para o Led Zeppelin em 1969.

A excursão é lembrada pelo fato do empresário do Led, Peter Grant, ter desligado a energia elétrica de uma apresentação do Grand Funk por considerar que o grupo estava se saindo melhor que os seus contratados.

- Advertisement -

Farner declarou:

“Começamos em Cleveland e tivemos uma boa resposta do público. Então, tocamos em Detroit, perto de nossa cidade natal. Era um show grande, com umas 15 mil pessoas, e estávamos tendo um bom retorno. Então, nós estávamos preparados para tocar ‘Inside Looking Out’ e eles perceberam que o lugar estava prestes a desmoronar com a boa reação. Peter Grant disse ao nosso empresário: ‘pare a banda ou eu desligo a eletricidade’.”

Leia também:  Por que o Black Sabbath está mais satânico em “Headless Cross”

O empresário Terry Knight não quis parar o show. Deu no que deu.

“Desligaram a energia, então, só dava para ouvir a bateria. Eu olhei e (o empresário do Grand Funk) Terry veio com um microfone em mãos para dizer: ‘devido a uma obrigação contratual, o Grand Funk precisará deixar o palco’. Você não imagina o tanto de garrafas de vinho e uísque que foram atiradas no palco…”

Grand Funk Railroad bom demais para o Led Zeppelin?

Ao ser perguntado se de fato Peter Grant interrompeu o show por achar que o Grand Funk Railroad era “bom demais”, Mark Farner respondeu que sim.

“Estávamos roubando a cena. Eles tocaram uma hora e meia depois. Esperaram muito. Eu vi o show, vi Jimmy (Page, guitarrista do Led Zeppelin) mandando ver. Eles fizeram um bom show, mas foi uma pena que todas as pessoas não estivessem por lá para apreciar.”

Por fim, Farner disse que nunca falou com os caras do Led Zeppelin sobre o incidente.

“Foi o fim de tudo. Eles foram mantidos longe de nós e vice-versa.”

Leia também:  Entre a luz e as trevas: a história de “Headless Cross”, do Black Sabbath

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando o Grand Funk Railroad superou o Led Zeppelin - e foi...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades