Álbum perdido do Humble Pie, Joint Effort finalmente é lançado

Finalmente, o álbum perdido do Humble Pie foi lançado. O trabalho, intitulado “Joint Effort”, foi gravado entre os anos de 1974 e 1975, mas suas músicas foram rejeitadas pela gravadora A&M. Agora, o disco chega a público por meio da Cleopatra Records.

“Joint Effort” foi feito, inicialmente, como um projeto paralelo do vocalista e guitarrista Steve Marriot junto do baixista Greg Ridley. Porém, após Marriott tentou – e não conseguiu – a vaga para substituir Mick Taylor nos Rolling Stones, o Humble Pie foi retomado pela dupla, que convidou o guitarrista Dave Clempson e o baterista Jerry Shirley para retomar os trabalhos.

- Advertisement -

Vale destacar que apesar de Peter Frampton, ex-guitarrista do Humble Pie, aparecer na capa, o álbum foi gravado, mesmo, por seu substituto, Dave Clempson.

Leia também:  Veja setlists do Anthrax em 2024 e saiba o que esperar no Summer Breeze

O tom de “trabalho não-finalizado” de “Joint Effort” é evidente. Há, por exemplo, duas gravações de um mesmo cover – “Think” e “Think 2”, de James Brown -, além de versões ara “Rain” (Beatles) e “Let Me Be Your Lovemaker” (Betty Wright).

Apesar disso, é interessante perceber o caminho que Steve Marriott queria dar ao Humble Pie. Os álbuns anteriores – “Smokin'” (1972), “Eat It” (1973) e “Thunderbox” (1974) – já indicavam que a banda queria flertar mais com o R&B e a soul music do que com o próprio hard rock. A mudança, inclusive, fez com que o grupo britânico ficasse mais popular nos Estados Unidos.

A recusa do material presente em “Joint Effort” fez com que o Humble Pie trabalhasse em outro álbum: “Street Rats”, lançado em 1975. A pegada voltou a refletir as influências soul/R&B desejadas pela banda, mas o trabalho de mixagem tentou dar mais peso às músicas. O resultado decepcionou a todos os integrantes. Steve Marriott chegou a dizer que as gravações foram roubadas e tiveram suas timbragens alteradas pelo produtor Andrew Loog Oldham, a mando da gravadora A&M.

Leia também:  Novo álbum solo de David Gilmour traz gravação de Richard Wright

Ouça “Joint Effort” no player a seguir:

O álbum está à venda no site da Cleopatra Records, em CD, digital e LP. Veja, abaixo, a capa e a tracklist:

1. “Think”
2. “This Ol’ World”
3. “Midnight of My Life”
4. “Let Me Be Your Lovemaker”
5. “Rain”
6. “Snakes & Ladders”
7. “Good Thing”
8. “A Minute of Your Time”
9. “Charlene”
10. “Think 2”

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasÁlbum perdido do Humble Pie, Joint Effort finalmente é lançado
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades