5 álbuns de rock e metal lançados nesta sexta (1/2) que chamam a atenção

Em vez do tradicional listão de lançamentos semanais – que me tomava muito tempo às sextas-feiras -, resolvi encurtar o processo. Agora, a ideia é divulgar álbuns e/ou músicas lançadas na sexta ou até em outros dias da semana, que chamaram a minha atenção. Não são, necessariamente, trabalhos dos quais adorei ou algo do tipo: são apenas recomendações pinçadas do extenso universo musical.

Depois, não deixe de conferir:
– 80 álbuns de rock e metal que serão lançados em fevereiro de 2019

- Advertisement -

Veja, a seguir, cinco álbuns de rock e metal lançados nesta sexta-feira, 1° de fevereiro, que chamaram a minha a atenção.

Massive – “Rebuild Destroy”: O fato dessa banda ser da Austrália já entrega o AC/DC uma das influências esperadas. Apesar disso, esse trio usa os ensinamentos dos irmãos Young apenas em alguns riffs e solos, porque a sonoridade é bem mais acelerada. Em seu terceiro disco, a fórmula se aprimorou, mas ainda é fácil de resumir: rock and roll direto, pesado e empolgante. Sem rodeios.

Bravo Delta – “Unbreakable”: Talvez essa banda americana seja a menos conhecida da lista, mas não perde tanto em qualidade se comparada aos demais. Em seu primeiro disco, o quarteto apresenta um hard rock de tom mais contemporâneo – ou seja, tonalidades mais pesadas, vocais mais naturais e influências de nomes como Breaking Benjamin e Disturbed. Tem até aquela pitada meio post-grunge que grupos desse segmento também possuem, mas é de rara manifestação. Compensa dar uma chance.

Leia também:  Filho de Scott Weiland lança demo final do pai após tentativa de extorsão

Le Butcherettes – “Bi/Mental”: Entre as bandas aqui listadas, o Le Butcherettes é o de assimilação mais complicada. Essa banda mexicana, liderada pela vocalista e guitarrista Teri Gender Bender, flerta com um punhado de gêneros. O garage rock é o fio condutor, mas há pitadas mais experimentais de indie, punk e por aí vai. O quarto álbum do grupo não é irretocável – a abertura, com participação de Jello Biafra, não soa bem e as faixas menos agitadas não convencem -, mas a sonoridade sincera e orgânica me chamou a atenção. Vale a pena dar uma chance.

Stone Blue Electric – “Speaking Volumes”: O disco de estreia dessa banda finlandesa está como destaque mais pela veia festiva e pelo potencial que apresenta – para próximos álbuns, obviamente – do que pelo material em si. As músicas são boas, mas, às vezes, a proposta soa um pouco confusa: é hard rock, indie, post-grunge ou outra coisa? Ainda assim, há bons momentos que compensam a entrada nessa humilde lista.

Metallica – “Helping Hands… Live & Acoustic At The Masonic”: O primeiro trabalho acústico do quarteto mais famoso (sim!) do metal demorou um pouco para chegar. Poderia ter sido feito no lugar do orquestrado “S&M” (1999), por exemplo. Mas, felizmente, veio. A circunstância era um pouco diferente – foi um show mais curto e repleto de covers, feito com fins beneficentes para a ONG do grupo, “All Within My Hands”. Dessa forma, soa como se tivesse sido gravado por acaso. Ainda assim, há momentos que chamam a atenção, especialmente pelas boas versões executadas.

Leia também:  David Gilmour anuncia “Luck and Strange”, 1º álbum solo em 9 anos

Bônus – destaque negativo

Within Temptation – “Resist”: O novo trabalho dessa banda holandesa, que se consagrou no symphonic/gothic metal, resolve apostar num rock alternativo bastante formatado. Com exceção de uma ou outra música, esse disco, infelizmente, não me pegou. A intenção era boa: fazer um som ligeiramente mais acessível, algo que o Nightwish conseguiu no bem-sucedido “Once”. Não rolou.

Outros álbuns lançados nesta sexta-feira (clique no nome do disco para ouvir):

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentos5 álbuns de rock e metal lançados nesta sexta (1/2) que chamam...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades