Notícias

O que esperar dos 8 shows que Roger Waters fará no Brasil



O músico Roger Waters, notável por seu trabalho diante do Pink Floyd, dá início, nesta terça-feira (9), à perna brasileira de sua turnê “Us + Them”. O giro apresenta, em seu repertório, clássicos de sua antiga banda junto a músicas de sua carreira solo.

Antes de chegar ao Brasil, a turnê “Us + Them” percorreu a América do Norte, Oceania e Europa. Em terras tupiniquins, serão oito shows: dois em São Paulo (terça, 9, e quarta, 10) e apresentações únicas em Brasília (dia 13), Salvador (dia 17), Belo Horizonte (dia 21), Rio de Janeiro (dia 24), Curitiba (dia 27) e Porto Alegre (dia 30). Daqui, ele seguirá para Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Costa Rica e México.

Diferente da turnê anterior, que promoveu seu disco mais recente, “Is This the Life We Really Want?” (2017), a tour “Us + Them” foca bastante em músicas do Pink Floyd. No setlist que serviu como base para os shows feitos anteriormente, há 17 canções da antiga banda de Roger Waters e apenas 5 faixas de seus trabalhos solo, sendo 4 de seu último álbum e uma de “Amused To Death” (1992).

As apresentações devem apresentar forte tom político, já que, em entrevista anterior ao G1, Roger Waters descreveu o show de “Us + Them” sendo “sobre babacas que têm o pé na nossa garganta”. Entre vários recados que dá no telão, Waters tem feito críticas a políticos internacionais que são, segundo ele, neofascistas.

Roger Waters está chegando ao Brasil com a turnê “Us+Them” listando neofascistas no telão. Será que teremos “novidades” por aqui? https://t.co/t96XaYwaEe pic.twitter.com/8HlT9NLa5H

— Marcelo Costa (@screamyell) 8 de outubro de 2018

Em passagem anterior ao Brasil, no ano de 2012, Roger Waters homenageou o brasileiro Jean Charles de Menezes, que foi morto por policiais britânicos em 2005, na cidade de Londres, Inglaterra. Ele foi assassinado após ter sido confundido com um terrorista. Em 2017, ao promover “Is This the Life We Really Want?”, Waters chegou a usar a imagem de Michel Temer, atual presidente da República, em tom de contestação.

Durante a “Us + Them”, Roger Waters tem sido acompanhado pelos seguintes músicos:

Dave Kilminster – guitarra, violão
Gus Seyffert – guitarra, violão, baixo, teclados
Jonathan Wilson – guitarra, violão, teclados, vocais
Drew Erickson – piano, teclados, órgão (substituído por Bo Koster)
Jon Carin – piano, teclados, programação, guitarra lap steel, violão, guitarra
Ian Ritchie – saxofone, baixo
Joey Waronker – bateria, percussão
Jess Wolfe – backing vocals, percussão, vocais
Holly Laessig – backing vocals, percussão, vocais

Veja, abaixo, o repertório que Roger Waters tem tocado nos shows da “Us + Them”, além de alguns vídeos.

1. Speak to Me (introdução)
2. Breathe
3. One of These Days
4. Time
5. Breathe (Reprise)
6. The Great Gig in the Sky
7. Welcome to the Machine
8. Déjà Vu
9. The Last Refugee
10. Picture That
11. Wish You Were Here
12. The Happiest Days of Our Lives
13. Another Brick in the Wall Part 2
14. Another Brick in the Wall Part 3

Pausa

15. Dogs
16. Pigs (Three Different Ones)
17. Money
18. Us and Them
19. Smell the Roses
20. Brain Damage
21. Eclipse

Bis

22. Mother
23. Comfortably Numb


Igor Miranda
Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Escreve sobre música desde 2007. Atualmente, é redator do Whiplash.Net, o maior site sobre rock e heavy metal do Brasil. Também é editor-chefe da revista e site Guitarload, para guitarristas, e redator do site Revista Cifras, a página editorial do portal Cifras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *