Embora muitos fãs de heavy metal tenham respostas na ponta da língua, não é tão fácil explicar por que o Metallica obteve tanto sucesso comercial, diferente de outras bandas do Big 4 – Megadeth, Slayer e Anthrax. Em entrevista ao canal de YouTube da RUM Entertainment (transcrição via Blabbermouth), o baterista Lars Ulrich falou um pouco sobre o assunto e deu a sua visão sobre o êxito do grupo.
“Todas essas bandas são nossas amigas e tenho tremendo respeito e amor por cada uma delas. Porém, acho que sempre sentimos no Metallica que éramos autônomos, que estavam em nosso próprio mundo, que éramos desajustados e nunca faríamos parte de uma cena. Então, apenas traçamos nosso próprio caminho. Apenas somos muito independentes e essa é a abordagem para tudo que fazemos, que é não tentar fazer as coisas de outra forma ou pegar carona em tendências, estilos de negócios ou o que quer que seja”, afirmou.
Segundo o músico, o que é feito pelos integrantes do Metallica é o correto para a banda, em seu universo próprio. “E tomamos, acredito, algumas decisões ao longo do caminho, de forma criativa e prática, que nos colocou em um caminho diferente. Não sou jornalista e não devo sentar e falar sobre como estamos em um lugar em particular, enquanto outras pessoas não. Eu me sinto desconfortável com isso”, disse.
Lars reforçou o ponto da independência ao falar sobre as decisões que conduziram o Metallica a um caminho diferente. “Quando ‘Ride The Lightning’ saiu, em 1984, havia um violão em ‘Fade To Black’ e as pessoas começaram a pirar: ‘oh Deus, o que estão fazendo?’. Mas, para nós, era apenas o próximo local natural a se ir musicalmente. Então, sempre deixamos a energia criativa ditar o que fazer e, então, como falamos, a parte prática, os negócios e tudo isso está em um segundo caminho paralelo, que segue isso”, afirmou.