O Metallica lançou, na última sexta-feira (13), uma versão remasterizada do EP “The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited”. Muitas das versões presentes no álbum, de bandas como Misfits e Diamond Head, começaram a ser tocadas pela banda ainda em seus primórdios, no início da década de 1980, na garagem da casa em 3132, Carlson Boulevard, em El Cerrito, Califórnia, Estados Unidos.
– 7 composições que mostram como James Hetfield é bom letrista
Considerada o “QG” do Metallica, a garagem foi demolida após a casa ter sido vendida. Entretanto, a nova guitarra de James Hetfield, chamada “Carl”, presta tributo ao local onde a banda tomou forma na década de 1980: o instrumento foi feito a partir de madeira reaproveitada do próprio local.
Conforme explicado por James Hetfield no vídeo acima, a guitarra “Carl” foi construída pelo luthier Ken Lawrence, que usou madeiras da garagem guardadas por um amigo dos músicos do Metallica. O instrumento ainda conta com outras referências ao “QG” da banda, como os desenhos entre os trastes e os cinco dólares (quatro com o ano de cada integrante original e um com 1986, ano em que ‘Master Of Puppets’ foi lançado) afixados na parte traseira.