(Foto reproduzida do Flickr, via Creative Commons) |
A agência EFE publicou que a banda Eagles entrou em um acordo na justiça para impedir que um hotel mexicano utilizasse o nome “Hotel California”. A expressão é o título da música mais famosa do grupo de classic rock, bem como do álbum que conta com a faixa em questão.
O acordo foi obtido após os proprietários do hotel retirarem, formalmente, o pedido que haviam feito para registrar o nome “Hotel California” nos Estados Unidos. O escritório de patentes e marcas do país havia aceito o pedido feito pelo hotel para abandonar o registro da marca.
Com a desistência, o caso foi resolvido “pela concordância mútua entre as partes”, segundo o advogado do Eagles, Thomas Jirgal. Não se sabe se o hotel apenas desistiu de registrar “Hotel California” ou se também deixará de usar o nome em sua propriedade.
A ação havia sido movida pelo Eagles em maio de 2017. Segundo a banda, os proprietários do hotel, localizado na província mexicana de Baixa Califórnia, faziam com que seus hóspedes acreditassem que o lugar estava relacionado com a música. Os músicos, então, exigiram uma indenização, bem como que os donos do prédio deixassem de lucrar usando o nome “Hotel California”.
No site oficial do Hotel California mexicano, dizia-se que existia uma conexão entre o local e a música. Entretanto, afirmava-se, ainda, que os proprietários não tinham qualquer afiliação com o Eagles.