Curiosidades Listas

1998: relembre 40 discos de rock e metal lançados há 20 anos



Embora 1998 não tenha sido um período histórico para o rock e o heavy metal, alguns eventos fizeram com que o ano se tornasse um tanto memorável para os fãs de determinadas bandas.

Em 1998, o Kiss lançou “Psycho Circus”, o primeiro disco desde a reunião com o guitarrista Ace Frehley e o baterista Peter Criss. No fim das contas, a dupla participou de poucas faixas e boa parte do trablaho foi feita por músicos de estúdio.

O Iron Maiden, por sua vez, ainda tentava reconquistar os fãs “órfãos” pela saída de Bruce Dickinson, em 1993. Em 1998, o segundo trabalho com Blaze Bayley, “Virtual XI”, chegou a público – e dividiu opiniões tanto quanto o seu antecessor, “The X Factor”. Enquanto isso, Dickinson deu sequência à sua carreira solo com “The Chemical Wedding”.

O ano de 1998 também marcou a última parceria de Jimmy Page e Robert Plant, ambos ex-Led Zeppelin, no que diz respeito a material inédito. A dupla se reuniu em “Walking Into Clarksdale”, que, no geral, foi bem recebido pelos fãs.

O Metallica embarcou em uma aventura curiosa ao lançar o duplo “Garage Inc.”, composto somente de covers. Enquanto o primeiro disco contava com gravações mais atuais, feitas entre setembro e outubro de 1998, o segundo resgatava as faixas de “The $ 5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited” (1987), além de b-sides e covers de Motörhead feitos em 1996.

Durante 1998, o mundo viu a reconstrução do Sepultura dar seu primeiro passo. “Against”, primeiro álbum com Derrick Green no lugar de Max Cavalera, foi lançado e, embora tenha a mesma pegada de seu antecessor “Roots”, o êxito comercial não se repetiu.

Ainda na veia da reformulação, o Van Halen divulgou, em 1998, seu primeiro – e último – trabalho com Gary Cherone nos vocais. Intitulado apenas de “Van Halen III”, o álbum foi muito criticado.

Com o power metal em alta, brilharam nomes como Blind Guardian, Edguy, Kamelot e Primal Fear além do constante Helloween. No Brasil, o Angra divulgava “Fireworks”, seu último trabalho com o vocalista Andre Matos e o baixista Luis Mariutti. O registro também marcou a despedida de Ricardo Confessori das baquetas, encerrada com seu breve retorno em “Aqua” (2010).

O fenômeno new metal começava a ganhar corpo e dois lançamentos deste ano resumem isso: “Follow The Leader”, do Korn, e o debut autointitulado do System Of A Down.

Confira, a seguir, 40 discos que foram lançados em 1998, listados em ordem alfabética.

Angra – “Fireworks”


Blind Guardian – “Nightfall In Middle-Earth”


Bruce Dickinson – “The Chemical Wedding”


Danger Danger – “Four The Hard Way”


Death – “The Sound of Perseverance”


Deep Purple – “Abandon”


Edguy – “Vain Glory Opera”


Eric Clapton – “Pilgrim”


Hammerfall – “Legacy of Kings”


Helloween – “Better Than Raw”


Hole – “Celebrity Skin”


Iced Earth – “Something Wicked This Way Comes”


Iron Maiden – “Virtual XI”


Izzy Stradlin – “117°”


Jimmy Page & Robert Plant – “Walking Into Clarksdale”


Kamelot – “Siége Perilous”


Kiss – “Psycho Circus”


Korn – “Follow The Leader”


Krisiun – “Apocalyptic Revelation”


Lenny Kravitz – “5”


Marilyn Manson – “Mechanical Animals”


Metallica – “Garage Inc.”


Moonspell – “Sin/Pecado”


Motörhead – “Snake Bite Love”


Nightwish – “Oceanborn”


Opeth – “My Arms, Your Hearse”


Pearl Jam – “Yield”


Pink Cream 69 – “Electrified”


Primal Fear – “Primal Fear”


Queens of the Stone Age – “Queens of the Stone Age”


Rhapsody – “Symphony of Enchanted Lands”


Richie Kotzen – “What Is…”


Richie Sambora – “Undiscovered Soul”


Sepultura – “Against”


Slayer – “Diabolus In Musica”


Stratovarius – “Destiny”


Symphony X – “Twilight In Olympus”


System Of A Down – “System Of A Down”


The Offspring – “Americana”


Van Halen – “Van Halen III”


Igor Miranda
Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Escreve sobre música desde 2007. Atualmente, é redator do Whiplash.Net, o maior site sobre rock e heavy metal do Brasil. Também é editor-chefe da revista e site Guitarload, para guitarristas, e redator do site Revista Cifras, a página editorial do portal Cifras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *