5 bandas de hard rock e metal com ‘um dono só’

Bandas são como empresas, apesar de muitas pessoas se recusarem a entender dessa forma. A diferença é que na música, geralmente, a gestão é feita por mais de uma pessoa.

Há grupos que afirmam que todos os integrantes são pró-ativos e estão envolvidos com o “negócio” e seus produtos – shows, composições, etc. Por sua vez, existem bandas capitaneadas por duplas ou trios ou que passaram a ser lideradas por alguém em específico após anos de estrada.

- Advertisement -

As cinco bandas listadas neste artigo são capitaneadas por apenas um músico desde seus primórdios, seja dos tempos de formação ou após poucos anos de existência. Veja:

Whitesnake

Desde o início, David Coverdale montou o Whitesnake para que fosse a sua banda. Apesar de ter aceitado colaborações na parte de composições de outros músicos ao longo dos anos, o grupo sempre foi de Coverdale.

O direcionamento artístico, inclusive, sempre foi tomado de acordo com as concepções de David Coverdale. As ideias de tornar o Whitesnake mais comercial no meio da década de 1980 ou de orientá-lo mais ao classic rock na segunda metade dos anos 1990 são reflexos das decisões de Coverdale.

Não à toa, as mudanças de formação no Whitesnake são constantes. Além de Coverdale, os músicos que mais permaneceram na banda são Reb Beach (de 2002 até hoje), Doug Aldrich (de 2002 a 2014), Timothy Drury (de 2002 a 2011) e Tommy Aldridge (de 1987 a 1991, de 2002 a 2007 e de 2013 até hoje). Os demais músicos não duraram tanto assim.

Megadeth

O Megadeth é, praticamente, o projeto solo de Dave Mustaine. É inegável.

Alguns músicos deixaram suas marcas e chegaram a colaborar com algumas composições, como Chris Poland, Marty Friedman e Nick Menza. Há, ainda, o baixista David Ellefson, visto como o braço direito de Mustaine em muitas ocasiões.

No entanto, Dave Mustaine deixou claro muitas vezes que o Megadeth era dele. E ele tomou muita pancada por isso, especialmente em função de brigas com outros músicos que resultaram em mudanças na formação.

Quando David Ellefson estava fora da banda, entre 2004 e 2009, Dave Mustaine reclamava, em entrevistas, que o baixista pensava que poderia conduzir uma banda sem ele. Essa foi, segundo Mustaine, uma das causas para o fim do Megadeth, em 2002, além de seus problemas no braço.

Se daria certo, não dá para saber – apesar do F5 dar uma amostra disso. Fato é que Dave Mustaine é 99% responsável pelas composições do Megadeth e ninguém pode dar muito palpite em sua gestão, seja artística ou profissional.

Annihilator

O Annihilator é Jeff Waters. Por mais que outros músicos tenham deixado suas contribuições, especialmente vocalistas, Waters é o responsável pelo grupo ser o que é.

Diferente de Dave Mustaine, Jeff Waters é do tipo que aceita colaborações autorais, apesar de boa parte do repertório do Annihilator ter sido feito por ele. O “poder” de Waters sobre a banda está mais relacionado à produção dos discos, sempre assinada ou co-assinada por ele.

W.A.S.P.

O W.A.S.P. se formou como uma banda, apesar da liderança de Blackie Lawless ter ficado clara desde o início. Além de ser o frontman, ele era o compositor de boa parte do repertório – outros músicos até colaboravam, mas em raras ocasiões e em canções já feitas por Lawless.

As saídas de músicos como Randy Piper, Tony Richards, Steve Riley e, por fim, Chris Holmes fizeram com que Blackie Lawless tomasse de vez o controle da banda. Há discos em que Lawless dá pitaco até em solos de guitarra e viradas de bateria, como “The Crimson Idol” (1992) e “Still Not Black Enough” (1995).

Iced Earth

O Iced Earth é de Jon Schaffer, mas sofre de um curioso caso de dependência do antigo vocalista. Os trabalhos mais recentes têm sido elogiados, mas há quem lamente, sempre, a ausência de Matthew Barlow.

Nos demais pontos, mesmo Jon Schaffer sendo um guitarrista rítmico, é ele quem faz toda a diferença na banda, por ser o principal compositor e o único a estar desde o início. Schaffer também é produtor e co-assinou essa etapa do trabalho com Jim Morris em praticamente todos os álbuns da banda.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioListas5 bandas de hard rock e metal com 'um dono só'
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades