Thin Lizzy: 40 anos de “Jailbreak”

Thin Lizzy: “Jailbreak”
Lançado em 26 de março de 2016

O sexto álbum da carreira do Thin Lizzy é considerado, pela maioria dos fãs, como o definitivo e o verdadeiro divisor de águas do trabalho da banda. Os discos anteriores eram bons, mas não chegam ao nível de “Jailbreak”.

- Advertisement -

O amadurecimento do Thin Lizzy em “Jailbreak” é perceptível. A influência folclórica, tão notável nos trabalhos iniciais, passava a ser apenas um elemento adicional e não dita tanto o ritmo das composições. As guitarras de Scott Gorham e Brian Robertson são o elemento de maior atenção no disco, além do bom repertório apresentado por Phil Lynott.

A fórmula pioneira do Thin Lizzy em explorar a melodia no hard rock foi aprimorada em “Jailbreak”, graças a uma mudança no processo de gravação. Os discos da banda eram sempre gravados em pouco tempo, no entanto, aqui, os registros demoraram três meses para serem concluídos. Um pedido de Gorham e Robertson – o último, em especial, pediu flexibilidade para poder improvisar nas linhas de guitarra.

Boa parte das músicas de “Jailbreak” se manteve no repertório do Thin Lizzy até o fim, em 1983. Os hits “The Boys Are Back In Town” e “Cowboy Song”, a faixa título e a ótima “Emerald” estão entre as melhores canções. Destacam-se, também, “Warriors” e “Romeo And The Lonely Girl”.

Como boa parte das bandas da década de 1970, o Thin Lizzy só mostrava mesmo a sua força nos palcos. A produção de “Jailbreak” talvez seja o único ponto negativo de todo o trabalho, no entanto, basta ouvir boa parte das canções aqui presentes em “Live And Dangerous” e entender porque o icônico disco de 1976 é tão bom.

Phil Lynott (vocal, baixo, violão)
Scott Gorham (guitarra)
Brian Robertson (guitarra)
Brian Downey (bateria)

Músico adicional:
Tim Hinkley (teclados em 3)

01. Jailbreak
02. Angel From The Coast
03. Running Back
04. Romeo And The Lonely Girl
05. Warriors
06. The Boys Are Back In Town
07. Fight Or Fall
08. Cowboy Song
09. Emerald

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasThin Lizzy: 40 anos de "Jailbreak"
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades