A cantora Adele foi a artista com mais discos vendidos em todo o mundo durante o ano de 2015. A informação, divulgada nesta semana, é de um levantamento da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI).
O impulso para que Adele conquistasse a marca foi o lançamento de “25”, seu mais recente disco de estúdio, que chegou ao público em novembro, quase no fim do ano. Em comunicado, o executivo-chefe da IFPI, Frances Moore, destacou que a cantora britânica bateu recordes por todo o mundo e sua conquista é “fenomenal”, em função da concorrência de outros artistas que também tiveram sucesso em 2015.
No levantamento da IFPI, Ed Sheeran ocupa o segundo lugar. Na terceira posição está Taylor Swift, que liderou o ranking de 2014. Na sequência, Justin Bieber e a boyband One Direction estão, respectivamente, nas posições de número quatro e cinco.
A listagem feita pela IFPI considera vendas no comércio físico (CDs), online e downloads. Os critérios, porém, não são especificados. Além disso, não há divulgação de quanto cada artista arrecadou com seus respectivos lançamentos.