O Metallica se estabeleceu na década de 1980 como uma das maiores bandas de metal do mundo. A partir dos anos 2000, eles tentaram ir além e se confirmaram como um dos grandes grupos mundiais.
No entanto, segundo os biógrafos Paul Brannigan e Ian Winwood, o Metallica colocou tudo a perder e está passando por sérios problemas financeiros. O problema não é a quantidade de lucros, pois o grupo é um dos mais rentáveis do planeta. A causa seria, na verdade, o fato de que os integrantes estão gastando mais do que faturam há alguns anos.
De acordo com os biógrafos, os projetos que o Metallica realizou nos últimos anos foram um fiasco. “Desde 2010, o Metallica perde mais dinheiro do que faz. Eles mesmos confessam que as edições do festival Orion foram um desastre financeiro e que a cereja do bolo foi o filme Through The Never, que custou US$ 32 milhões e só recuperou parte desse valor”, disseram os músicos, em entrevista ao site Weeklings.
Ainda segundo os depoimentos, os problemas financeiros são responsáveis pelas inúmeras turnês que a banda tem feito ao longo dos últimos anos, o que não permite o lançamento de um novo disco – o grupo não divulga um trabalho de músicas inéditas desde “Death Magnetic”, de 2008. A pior decisão, de acordo com Brannigan e Winwood, foi o filme “Through The Never”. “Como o filme ficou muito acima do orçamento, não é difícil imaginar que pelo menos um integrante – estamos falando de James Hetfield aqui – pensou sobre onde estavam se enfiando. É um mistério como aquele roteiro conseguiu ser aprovado”, disseram. A banda ainda não se manifestou publicamente sobre as declarações.