Lista: 10 ótimas músicas sobre prostituição

A prostituição segue como um tema amplamente encarado como um tabu na sociedade. A profissão, considerada a mais antiga do mundo, é uma atividade reconhecida pelo Ministério do Trabalho, desde que seja praticada por adultos em plena consciência.
Muitas vezes, temas ligados paralelamente à prostituição, como abuso de drogas, mercado negro e escravidão são mais problemáticos do que a própria atividade profissional em si. Vários artistas já reconheceram isso e escreveram belas músicas sobre a profissão mais antiga do mundo.
A lista abaixo mostra 10 dessas ótimas composições. Antes de partir para as escolhas, vale o alerta: o Cifras reconhece que cada um é dono do próprio nariz, mas não é entusiasta da prática.
1) Queen – “Killer Queen”
Idealizada por Freddie Mercury e atingindo o 2° lugar nas paradas do Reino Unido, “Killer Queen” tem uma pegada instrumental inovadora: foram utilizados dois pianos, dois baixos e uma harmonia vocal típica de ópera, como o Queen já costuma fazer. Questionado sobre a composição, Mercury foi direto: “é uma garota de classe alta que se prostitui. Elas também podem fazer isso. É sobre isso a música, apesar de preferir que cada pessoa faça a sua própria interpretação”.
2) The Police – “Roxanne”
A letra de um dos maiores hits do Police conta um caso de amor com uma prostituta à primeira vista. Ao longo da composição, Sting canta que as luzes vermelhas sobre o corpo dela não são mais necessárias, pois ele a ama.
3) Elton John – “Sweet Painted Lady”
Lindamente assustadora, “Sweet Painted Lady” fala de um marinheiro que volta com muito dinheiro para gastar com prostitutas. A faixa é um dos grandes sucessos de “Goodbye Yellow Brick Road”, um dos álbuns mais consagrados de Elton John.
4) >Blondie – “X Offender”
“X Offender” iria se chamar “Sex Offender”, mas o nome foi mudado após pressão da gravadora. A letra, no entanto, permaneceu. A canção fala de uma prostituta que se apaixona pelo policial que a prendeu.
5) Odair José – “Eu vou tirar você desse lugar”
Tive o prazer de entrevistar Odair José e ele fala com orgulho de “Eu vou tirar você desse lugar”. Em tempos de ditadura militar e pouco debate sobre temas muito presentes na sociedade, o cantor foi, provavelmente, o primeiro da música a falar do tema no Brasil. A letra fala de um homem que vai a um bordel e acaba voltando porque a moça que o atendeu acabou ajudando-o em um momento complicado. Daí, surge uma paixão. José ainda diz que o julgamento da sociedade não importa.
6) Donna Summer – “Bad Girls”
Um dos grandes hits de Donna Summer, “Bad Girls” brinca com os termos “bad”/”sad” (“má”/”triste”) e dá a entender que as prostitutas são vistas como garotas ruins, mas também têm sentimentos e muitas vezes estão tristes, em função do julgamento da profissão dentro da sociedade.
7) Ramones – “53rd & 3rd”
Clássico do punk, “53rd & 3rd” dá a entender sobre um Boina Verde que mata um prostituto com uma lâmina de barbear e agora é procurado pela polícia. O título faz menção à esquina das ruas 53 e 3 em Manhattan, que já foi um ponto de prostituição masculina, mas hoje dá espaço a uma igreja.
8) Elza Soares – “Flores horizontais”
Em “Flores horizontais”, Elza Soares canta sobre os dramas das prostitutas. A música é um poema musicado de Oswald de Andrade e fala de dificuldades como a inserção nas drogas e as agressões, em contraste com a beleza das flores.
9) The Animals – “House Of The Rising Sun”
Canção folclórica de autoria anônima, “House Of The Rising Sun” fala de prostituição e problemas de consciência. O título é, supostamente, um eufemismo para um bordel, uma prisão, um local para escravos ou qualquer outra coisa. Na letra, o personagem diz que as pessoas não devem perder a vida na “Casa do sol nascente” (tradução para português do título), um local que é a ruína para pobres garotos.
10) Tina Turner – “Private Dancer”
Em “Private Dancer”, Tina Turner conta, com certa doçura, sobre a vida de uma prostituta. Repleta de eufemismos, a música fala de uma dançarina particular que trabalha em um local onde os homens vão para se divertir, mas não a olham. O sonho da personagem é viver em frente ao mar. A composição é de Mark Knopfler, do Dire Straits, e se tornou um dos grandes hits de Tina Turner.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioListasLista: 10 ótimas músicas sobre prostituição
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades