De acordo com publicação feita pelo site MetalSucks, discos e materiais relacionados ao Burzum, projeto de black metal capitaneado por seu único integrante, Varg Vikernes, não podem ser mais comercializados no site de compras online eBay.
Um texto aparece para qualquer usuário que tente comercializar algum produto do Burzum. A mensagem diz: “Você não pode submeter este produto por conta de um problema com a política de material ofensivo do eBay, que inibe o comércio de itens que promovam violência ou intolerância. Se o produto não está afiliado com uma organização em particular, você pode listá-lo novamente sem fazer referência ao nome do grupo”.
Alguns produtos do projeto de black metal podem ser encontrados no site, mas é provável que nas próximas semanas não se encontrem mais no eBay. O site não se justificou formalmente sobre isso, mas é provável que a medida tenha a ver com o histórico de opiniões criminosas de Varg Vikernes.
O músico matou Euronymous, guitarrista da banda Mayhem, em 1993. Anteriormente a isso, apoiava o movimento Inner Circle, que supostamente formavam uma organização anticristã na Noruega e é acusada de vários crimes e danos a instituições cristãs.
Por conta do assassinato, Vikernes ficou preso por 16 anos e foi liberado em 2009, mas voltou a ser preso em 2013, na França, com sua esposa. Eles eram acusado de planejar um massacre, mas foram liberados, apesar de serem mantidos sob investigação e darem pistas de terem opiniões nazistas.