Ratt: 30 anos de “Out Of The Cellar”

  • Leia mais sobre:
  • Ratt

Ratt: “Out Of The Cellar”
Lançado em 27 de março de 1984

- Advertisement -
As raízes do Ratt vêm da cidade californiana de San Diego, Califórnia. O responsável pela fundação do grupo, ainda denominado Mickey Ratt, foi o vocalista Stephen Pearcy. Após várias formações e muita experiência, o nome Ratt foi assumido e todos os integrantes anteriores da banda com exceção de Pearcy (Chris Hager, Matt Thorr, Dave Alford e o famoso Jake E. Lee) saíram para formar o Rough Cutt.
A dupla de guitarristas Robbin Crosby e Warren DeMartini, o baixista Juan Croucier (também integrante do Dokken mas por pouco tempo) e o baterista Bobby Blotzer foram os escolhidos para integrar o grupo, reformulado. A banda gravou um EP auto-intitulado em 1983 que teve boa repercussão para um lançamento independente e foi o responsável pelo contrato que assinaram com a poderosa Atlantic Records no mesmo ano para lançar “Out Of The Cellar”, a estreia em full-length do Ratt e provavelmente o trabalho de maior sucesso do quinteto.
O debut do Ratt foi lançado há exatos 30 anos, com a produção de Beau Hill, um dos grandes no meio do rock oitentista. Um dos discos de maior influência e importância no hard rock da década de 1980, “Out Of The Cellar” colaborou de forma significativa para popularizar o estilo, que se tornaria uma febre nos Estados Unidos.
Não dá para dizer que esse trabalho é “farofa”, como alguns que viriam por meio desse estilo ainda na década de 1980. Apesar do clima festivo em todo o trabalho (dádiva de grupos como Van Halen, KISS e Aerosmith), “Out Of The Cellar” é muito bem trabalhado. Desde a cozinha de Blotzer e Croucier até as guitarras eficientes de Crosby e DeMartini – este, um dos melhores da época, acredito. Pearcy dá o toque final com muita personalidade.
O Ratt apresenta um híbrido interessante. Por mais que a perspectiva altamente hard rock do disco esteja presente em praticamente todas as faixas, há um pouco de heavy metal ao estilo Judas Priest aqui. Principalmente nas guitarras. Seja pelo estilo de riffs, por alguns solos ou até pelos timbres. Até o ano seguinte, aliás, hard rock e heavy metal andavam em parceria.
O sucesso comercial era inevitável. “Out Of The Cellar” vendeu um milhão de cópias em pouco tempo nos Estados Unidos e hoje a banda ostenta disco triplo de platina. O maior entre as músicas de divulgação é a clássica “Round And Round”. Apesar dos bons trabalhos lançados na sequência (e também a boa repercussão futura), o grupo nunca mais conseguiu atingir o nível musical aqui conquistado.
Aqui está o Ratt em melhor forma. Tanto é que não consigo destacar nenhuma faixa em especial.

Stephen Pearcy (vocal)
Warren DeMartini (guitarra)
Robbin Crosby (guitarra)
Juan Croucier (baixo)
Bobby Blotzer (bateria)

01. Wanted Man
02. You’re In Trouble
03. Round And Round
04. In Your Direction
05. She Wants Money
06. Lack Of Communication
07. Back For More
08. The Morning After
09. I’m Insane
10. Scene Of The Crime

ESCOLHAS DO EDITOR
  • Leia mais sobre:
  • Ratt
InícioResenhasRatt: 30 anos de "Out Of The Cellar"
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades