Mikael Åkerfeldt nunca escondeu seu descontentamento com turnês. Há anos, o vocalista e guitarrista do Opeth ressalta que, embora adore estar no palco, sofre ao deixar a família em casa — a ponto de entrar em “um estado mental frágil”.
No entanto, a questão vai além da saudade. Em recente entrevista ao Blabbermouth, o cantor detalhou outros fatores que o fazem não apreciar a rotina de excursões.
Segundo o próprio, o nervosismo e a pressão constantes antes de iniciar cada apresentação atuam como o primeiro fator negativo. Ele explicou:
“Eu não gosto muito de fazer turnê. Há aspectos de que eu gosto. Os shows em si são o ponto alto do dia, eu diria. Mas, se você não está no clima, eles também podem se tornar meio que uma maldição. Tenho enfrentado insônia ligada às turnês, como um nervosismo. Por algum motivo, coloco muita pressão sobre mim mesmo, mais agora do que antes. A insônia tem me deixado meio instável e inseguro quando subimos ao palco.”
Além disso, Mikael tem a impressão de que, durante longos giros, as performances tornam-se mecânicas e fica difícil exercer a criatividade. Até porque a ideia é reproduzir algo criado em estúdio, o que, ao seu ver, é impossível:
“Quando estou lá em cima, acaba virando meio que rotina. Depois de algumas músicas, já não me sinto tão instável e, depois de um tempo, talvez até consiga aproveitar. Para mim, fazer turnê é como trabalhar numa fábrica. Não parece algo ‘musical’. Estamos reproduzindo as versões gravadas e tentando tocá-las o mais perfeitamente possível. Claro que nunca conseguimos fazer isso. Estamos entrosados. Estamos melhores do que nunca, mas ainda assim estamos tentando alcançar algo intangível. Não sinto necessariamente que seja um trabalho criativo. É repetir algo que você já fez e, em alguns casos, muitos anos atrás.”
Ainda assim, o vocalista reconhece a importância da troca com o público. É por isso que se sente “ingrato” diante de tal contexto:
“Quando estou no momento certo e me sinto confiante, gosto desse tipo de interação com o público […]. Eu me sinto um ingrato por não aproveitar tanto quanto deveria, mas sempre foi assim para mim.”
Opeth no Brasil
O Opeth tem data marcada para voltar ao Brasil. No dia 6 de novembro, uma sexta-feira, a banda sueca que vai do progressivo ao death metal se apresenta no Espaço Unimed, em São Paulo. Ingressos já estão à venda no site da Eventim.
A apresentação faz parte da turnê do 14º álbum de estúdio, “The Last Will and Testament”. O giro passou pelo país em abril de 2025, quando o grupo tocou no Monsters of Rock e abriu um show do Savatage no Espaço Unimed.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
