O solo de guitarra mais difícil do Led Zeppelin, segundo Jimmy Page

"Foi o mais complicado de recriar ou ao menos de obter algo naquele mesmo patamar em outras partes do disco", confessou o guitarrista

Robert Plant acredita que “Achilles Last Stand” é uma das faixas mais subestimadas do Led Zeppelin. Na opinião do vocalista, “é simplesmente extraordinário que três músicos e um cantor” tenham conseguido fazer a canção presente no disco “Presence” (1976).

Jimmy Page também é um apreciador da música, mas já classificou o seu solo como o mais difícil de tocar da banda. Conversando com a Classic Rock em 2016, o guitarrista explicou que recriá-lo ao vivo representou um desafio devido à maneira como foi gravado:  

- Advertisement -

“Não chega a ser algo que eu tema, mas o solo que foi mais complicado — para dizer o mínimo — de recriar ou ao menos de obter algo naquele mesmo patamar em outras partes do disco foi ‘Achilles Last Stand’. Eu realmente me desafiei a tocá-lo no palco usando apenas uma guitarra.”

No mesmo bate-papo, o artista deixou claro que, num geral, não tem um solo favorito. Até porque, como relatado, gosta sempre de mudá-los e explorar novas possibilidades:

“Não existe um solo favorito. Eu gosto de cada solo que tenho pela frente, porque tento tocá-los de maneira diferente a cada vez. Nunca levo tão no automático a ponto de estar tocando e pensando: ‘o que será que vou comer quando chegar em casa?’. Não sou esse tipo de músico. Eu realmente vivo aquilo, totalmente no momento, o tempo todo. Sempre fui assim e espero continuar sendo.”

Conforme o site Far Out Magazine, Page chegou a dizer que o solo de “Achilles Last Stand” e “Stairway to Heaven” estavam no “mesmo nível”. Já à Rolling Stone EUA no ano de 2007, detalhou o processo de criação do solo da primeira música mencionada, explicando:

“Foi feito em uma única noite, todo o arranjo. Para ser sincero, os outros caras não sabiam o que pensar…achavam que eu havia enlouquecido ao ter aquela ideia. No fim, a coisa ficou mais clara. Era como uma pequena vinheta.”

Led Zeppelin e “Presence”

Em 1976, o Led Zeppelin lançou o álbum “Presence”. Sétimo trabalho de estúdio, foi registrado em um período conturbado para a banda, em especial Robert Plant, que havia sofrido um acidente pouco antes das gravações.

Ainda assim, Jimmy Page tem alto grau de consideração pelo resultado, embora admita não se tratar de um dos trabalhos mais conhecidos do quarteto, especialmente em comparação aos antecessores.

Em entrevista publicada pela revista Classic Rock em 2015, o guitarrista refletiu sobre o disco.

“Eu certamente gosto muito dele. Muitas vezes, falo com as pessoas e elas dizem ser seu favorito, e isso sempre me surpreende, porque você realmente precisa ouvir com atenção para compreender o que está acontecendo.”

Mesmo ficando abaixo dos primeiros trabalhos do Led Zeppelin em termos de vendas, “Presence” teve mais de 7 milhões de cópias comercializadas em todo o mundo. Chegou ao topo das paradas nos Estados Unidos e Inglaterra.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO solo de guitarra mais difícil do Led Zeppelin, segundo Jimmy Page
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades