...

O projeto sobre Freddie Mercury que foi vetado por Brian May e Roger Taylor

Conceito havia sido idealizado pela produtora do ator Robert De Niro no início dos anos 2000, mas acabou engavetado

Brian May e Roger Taylor aprovam e participam de todos os projetos ligados ao Queen. Diante de tal autonomia, os músicos chegaram a vetar no passado uma ideia centrada na vida do saudoso vocalista Freddie Mercury.

No início dos anos 2000, a produtora do ator Robert De Niro tinha interesse em criar um musical a respeito da banda, com foco na história do cantor. Porém, a ideia não foi para frente porque o guitarrista e baterista não gostaram da execução final. 

- Advertisement -

Segundo o roteirista e comediante Ben Elton, os músicos assistiram à versão teste e mostraram insatisfação com o conceito. Conforme publicado pela Louder, o profissional contou em sua autobiografia “What Have I Done”:

“Robert De Niro tem uma produtora em Nova York chamada Tribeca. Ela é voltada principalmente para o cinema, mas eles queriam tentar entrar no teatro e tinham decidido fazer um musical do Queen. A ideia era transformá-lo em uma biografia de Freddie, e o projeto avançou a ponto de montar uma produção teste em grande escala em Nova York. Infelizmente, a ideia acabou travando. Depois de irem assistir, Brian May e Roger Taylor não gostaram nem um pouco.”

Nas palavras de Elton, “uma das principais preocupações dos músicos era a falta de humor”. Basicamente, o empresário Jim Beach justificou que a proposta era “muito, muito séria” por ter como “motor emocional” a morte de Mercury em decorrência da Aids, e, no fim das contas, o projeto acabou vetado. 

Elton então recebeu um convite para adaptar o roteiro e trazê-lo “mais leveza”. Porém, o dramaturgo resolveu apostar em outra ideia. Com inspiração no filme de ficção científica “Matrix” (1999), idealizou o musical “We Will Rock You”, surgido em 2002 e baseado nas músicas da banda, como explicado:

“Eu simplesmente não achava que a vida de Freddie fosse o tema certo para um musical do Queen. A música do Queen não pertence ao Freddie. Ela nem pertence mais ao próprio Queen. Ela pertence ao mundo.”

Diz a sinopse:

“‘We Will Rock You’ é um musical eletrizante, movido a pura adrenalina, que reúne mais de 20 sucessos icônicos do Queen, incluindo ‘Bohemian Rhapsody’, ‘We Are the Champions’, ‘Somebody to Love’, ‘Don’t Stop Me Now’ e, claro, ‘We Will Rock You’. Ambientada em um futuro pós-apocalíptico no qual a individualidade foi proibida e a música é controlada por algoritmos, a história acompanha dois jovens revolucionários que ousam desafiar o sistema para salvar o rock ‘n’ roll.”

Ben já havia relatado a história para o livro do musical em questão. Na ocasião, contou que recebeu a opção de “desenvolver o texto original” da produtora de De Niro ou de escrever uma abordagem completamente nova baseada em uma biografia de Freddie: 

“Recebi uma ligação em algum momento do ano 2000 de Paul Roberts, da produtora Phil McIntyre Productions. Ele me disse: ‘O Queen gostaria de se encontrar com você, porque eles querem fazer um musical para os palcos e gostariam que você escrevesse a história e o roteiro’. Naturalmente, fiquei muito lisonjeado e entusiasmado com a proposta […]. Acabei me encontrando com Jim Beach e, depois, com o próprio Queen […]. Eu não achava que fosse a ideia certa basear um musical do Queen na vida de Freddie. Freddie foi um artista extraordinário antes de sua morte tragicamente precoce, mas o Queen é mais do que apenas Freddie.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO projeto sobre Freddie Mercury que foi vetado por Brian May e...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades