...

Por que Roger Waters se ressentia com Eric Clapton em sua banda, segundo ex-colega

Músicos excursionaram juntos durante a turnê em divulgação ao álbum “The Pros and Cons of Hitch Hiking” (1984), do antigo membro do Pink Floyd

Eric Clapton excursionou com Roger Waters no passado. Durante a turnê “The Pros and Cons of Hitch Hiking”, realizada em 1984 para divulgar o álbum homônimo, o guitarrista — que também participou das gravações do disco — integrou a banda do então membro do Pink Floyd. Apesar da colaboração, a convivência entre os músicos era marcada por certo ressentimento.

Segundo o tecladista Tim Renwick, Waters não gostava da atenção que o público dava para o “Slowhand” nas apresentações, porque sentia que o conteúdo das canções ficava em segundo plano, enquanto o colega era realmente a estrela. À Guitar Player, como repercutido pela Ultimate Guitar, o músico explicou: 

- Advertisement -

“É preciso dizer que Roger nutria certo ressentimento pelo fato de que, sempre que Eric Clapton subia ao palco para fazer um solo, o local vinha abaixo. As pessoas acendiam seus isqueiros e havia uma enorme explosão de aplausos. Isso incomodava bastante Roger porque ele sentia que o público não estava realmente prestando atenção às músicas. Estavam apenas de olho no que Eric estava fazendo. Portanto, existia ali um certo nível de ressentimento.”

Ao livro “Pigs Might Fly: The Inside Story of Pink Floyd” (2007), Renwick já havia comentado a mesma percepção. Como relatado, “sempre que Clapton fazia um solo, o público se levantava, aplaudia e acenava com seus isqueiros acesos”, fato que gerou até uma confusão em pleno palco durante performance em Hartford, em Connecticut, nos Estados Unidos:

“Assim que Eric terminava o solo, os isqueiros se apagavam e todo mundo voltava a se sentar. E isso incomodou muito Roger. Ele achava que as pessoas faziam barulho demais e não prestavam atenção suficiente às letras. Em Hartford, chegamos ao fim da primeira parte do show, e Roger simplesmente atirou o baixo no chão do palco, ergueu o braço, gritou ‘o grande Eric Clapton!’ e saiu furioso.”

De acordo com o tecladista, Waters ficou constrangido com a atitude e “pediu desculpas a Clapton e ao restante da banda” nos bastidores. Ainda, chegou a se desculpar com o público “por ter sido tão pouco profissional”.

A amizade entre Eric Clapton e Roger Waters

Eric Clapton já direcionou inúmeros elogios para Roger Waters. Em 2024, o guitarrista definiu o baixista, ex-integrante do Pink Floyd, como um “irmão”, além de muito corajoso por expressar seus pensamentos políticos. Conforme transcrição do site Rock Celebrities, ele afirmou: 

“Ele é muito direto. Ele tem bolas de aço. Não tenho tanta certeza se sou capaz ou não de fazer o mesmo da maneira correta. Concordo com ele na maioria das coisas, mas, no meu caso, expresso o que sinto simplesmente por meio da música e espero que isso seja suficiente.”

Quando perguntado a respeito de uma possível parceria entre ambos, o “Slowhand” não descartou a chance. No entanto, o guitarrista destacou que raramente os dois estão no mesmo país e que até mesmo a comunicação é um pouco complicada, o que dificultaria uma colaboração. Ele diz:

“Sim, temos [vontade], mas nunca estamos no mesmo lugar. Ele está no Reino Unido agora e eu estou aqui [nos Estados Unidos]. Íamos nos encontrar e agora não podemos porque estamos separados por continentes. É difícil falar com ele às vezes. Ele simplesmente desaparece e espero que ele entre em contato comigo.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Roger Waters se ressentia com Eric Clapton em sua banda,...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades