Após mais de quatro décadas, o NOFX encerrou as atividades em novembro de 2024. Ao contrário do que pareceu, o fim da banda esteve longe de ser pacífico. Logo após a última apresentação, o guitarrista Eric Melvin iniciou um processo contra o líder Fat Mike.
Durante recente evento dedicado ao grupo no Museu do Punk Rock em Las Vegas, o baterista Erik Sandin leu um comunicado oficial a respeito do assunto. Segundo o músico, o vocalista e baixista está sendo acusado de “práticas financeiras ilícitas” — ou seja, desvio ou uso indevido de recursos —, o que descreveu como triste e infundado.
O integrante não entrou em mais detalhes, pois, no momento, os artistas estão proibidos de comentar o tema, mas reiterou que o ex-colega “não é um ladrão”. Conforme transcrição da Louder, a nota destacou:
“Eric Melvin não está aqui hoje conosco pelo seguinte motivo: às 8h da manhã de segunda-feira, após o último show do NOFX, os advogados de Eric Melvin entregaram a Fat Mike documentos judiciais acusando-o de irregularidades financeiras. Dez horas antes, havíamos encerrado a apresentação final da nossa carreira de 42 anos. Foi a despedida mais incrível e emocionante de todas, repleta apenas de amor, família, lágrimas e carinho. Aquela carta partiu meu coração, assim como o do resto da banda e da equipe. Ainda dói hoje, e dói agora ao dizer isso.
Melvin deixou claro, e perfeitamente claro, que qualquer conversa a respeito, com ele ou com qualquer outra pessoa, deve passar por seus advogados. Conheço Mike há 43 anos. Eu o conhecia havia um ano antes mesmo do NOFX: Mike é muitas coisas, todos nós sabemos disso, é uma pessoa complicada, mas ele não é um ladrão. Registro aqui que ele não é um ladrão. Esperamos que isso seja resolvido em breve. Mas até lá, é isso que temos, e é o que é. E, por razões óbvias, não podemos nem iremos comentar mais nada.”
Por que o NOFX acabou?
Em entrevista ao Louder em 2022, Fat Mike explicou as motivações por trás do encerramento de atividades do NOFX. Segundo o líder, o motivo foi o seguinte:
“Simplesmente não gosto mais tanto quanto no passado. Se não estou mais empolgado, então não vale a pena continuar. Não preciso ficar no palco vendo as pessoas aplaudindo e dançando na plateia. Alguns artistas são viciados nisso, mas não é o meu caso.”
O músico até arrumou outra atividade que também envolve relação com o público e lhe preenche muito mais atualmente.
“Comecei a fazer shows de comédia stand up. Estou gostando bem mais, mesmo sendo apenas umas 30 pessoas cada vez. Também estou escrevendo músicas para outras pessoas e estilos. 40 anos é tempo demais para uma banda.”
Intitulada “Final Tour”, a turnê de despedida começou em abril de 2023 e passou apenas pela América do Norte, Ásia, Oceania e Europa. A passagem mais recente da banda pelo Brasil aconteceu em 2015.
Sobre a banda
Fundado em 1983, o NOFX influenciou toda a geração pop punk dos anos 1990, além de se aproveitar para “surfar a onda”. No total, o grupo vendeu mais de 8 milhões de discos em todo o planeta. Seu maior sucesso foi “Punk in Drublic”, álbum lançado em 1994 que ganhou disco de ouro nos Estados Unidos e Canadá.
Até o momento são 14 discos de estúdio, 17 EPs e 4 ao vivos. Além de Mike, a formação mais recenteve contava com o baterista Erik “Smelly” Sandin e os guitarristas Eric Melvin e Aaron “El Hefe” Abeyta.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
