A MTV no Brasil chegou ao fim de forma definitiva. Após ter sido devolvida pelo Grupo Abril e relançada na TV por assinatura em outubro de 2013, a versão nacional do canal foi encerrada permanentemente em dezembro de 2025. Focadas em música, as subdivisões MTV Music, MTV 80s , MTV 90s , Club MTV e MTV Live também deixaram de existir em inúmeros países da Europa e na Austrália com a virada de ano.
Para completar, faz tempo que a emissora de origem nos Estados Unidos já não prioriza mais a transmissão de clipes em sua grade, focada, agora, em reality shows. Por isso, um programador chamado de FlexasaurusRex resolveu idealizar um site que busca recriar a MTV de antigamente.
Como destacado pela Loudwire, a página MTV Rewind oferece aos visitantes um vasto banco de dados, com 12 diferentes seções, dedicadas a clipes de seis décadas da música e aos quadros e programas clássicos da emissora. São elas: MTV 1st Day, 120 Minutes, MTV Unplugged, MTV 70s, MTV 80s, MTV 90s, MTV 2000s, MTV 2010s, MTV 2020s, Yo! MTV Raps, Headbangers Ball e Club MTV.
Até o momento, 33 mil vídeos estão cadastrados por meio do YouTube na iniciativa, que ainda conta com comerciais clássicos da MTV. Segundo descrição, a ideia é permanecer como “um projeto sem fins lucrativos” e “de caráter arquivístico”, sem qualquer tipo de anúncio. O próprio responsável explicou:
“A MTV foi uma instituição cultural que mudou a música, a moda e a cultura jovem.
Depois, eles pararam de exibir videoclipes e se tornaram um canal de reality shows. Senti uma onda de tristeza quando o anúncio saiu. Nada parecia capaz de preencher aquele vazio. Então, comecei a programar o MTV Rewind.”
Com o objetivo de continuar desenvolvendo e aprimorando o site, o programador também está aceitando apoio financeiro do público interessado em contribuir com o projeto, por meio de doações na plataforma Buy Me a Coffee. Para acessar a MTV Rewind, basta clicar no link wantmymtv.xyz.
Sobre a MTV Brasil
A MTV Brasil foi a terceira franquia do canal originado nos Estados Unidos. Na versão do Grupo Abril, esteve no ar na TV aberta entre os anos de 1990 e 2013, migrando, então, para a TV por assinatura, sob o comando da Paramount.
Em palestra ao evento CreativeMornings, em agosto de 2014, Zico Goes deu exemplos das dificuldades sofridas pela emissora desde o começo. Vice-presidente e diretor executivo do canal, ele destacou que o público em si era problemático em termos comerciais. Lidava-se com um nicho, que são os fãs de música – e dentro disso, havia subnichos, devido aos fãs de cada gênero.
“Éramos uma TV nichada para jovens sobre música. Era para poucos. Só que, dentro desse canal, que já era nichado, tinha vários outros nichos da música. Quem não curtia rap, achava uma m*rda assistir programa de rap e pensava a MTV só passava rap. Quem não curtia rock, mesma coisa. Quem tem 15 anos, não vai assistir ao programa de música para mais velhos. E quem é mais velho, vai pensar: ‘pô, é canal de garotada’.”
O diretor aponta que “cada um entendia a MTV de um jeito, pois se relacionava só com um pedaço da MTV”. E isso, em sua visão, “fazia mal” à emissora.
“Quando fizemos aqueles programas de namoro, de auditório, ferrou de vez. Quem curtia só a música, acha que virou uma comédia, uma porcaria, e a MTV começou a sofrer com isso.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

Seria bom se colocassem o Fúria Metal, apresentando por Gastão Moreira.
Que incrível, a MTV deixou muita saudade por aqui mesmo eu nem assisitndo mais, mas marcou minha adolescência.
A internet matou a televisão .