Morrissey possui um histórico polêmico em relação aos shows. Só ao longo de 2025, mais de 30 apresentações do ex-vocalista do The Smiths acabaram canceladas por motivos que envolveram desde questões de saúde e “extremo esgotamento” a, supostamente, manifestações pró-Israel. Com a chegada de 2026, mais performances foram suspensas.
O cantor começou o ano cancelando dois compromissos na Califórnia, nos Estados Unidos: um estava marcado na última sexta-feira (3), na cidade de Rancho Mirage, enquanto o outro aconteceria em San Diego nesta terça-feira (6).
Segundo informações fornecidas pelo local da primeira apresentação e repercutidas pela Billboard, a causa foi “uma reação adversa a um medicamento prescrito”. Não há mais detalhes divulgados e, até o momento, o show é descrito como “adiado por tempo indeterminado”.
No segundo caso, nenhuma justificativa foi concedida e o show está cancelado de forma definitiva. Inicialmente, o espetáculo ocorreria no dia 1º de maio de 2025, mas havia sido remarcado à época devido a uma “grave crise de sinusite”.
Essas seriam as primeiras performances de Morrissey em 2026. Por enquanto, o próximo show do artista segue confirmado para o sábado (10), em San Antonio, no Texas.
Novo álbum
Paralelamente, no fim de dezembro, o cantor revelou o tracklist de seu próximo álbum de estúdio, “You’re Right, It’s Time”. Ainda sem data de lançamento prevista, o disco sairá pela gravadora Sire Records com as seguintes faixas:
- “The Monsters Of Pig Alley”
- “Headache”
- “Make-Up Is A Lie”
- “The Night Pop Dropped”
- “You’re Right, It’s Time”
- “Kerching Kerching”
- “Zoom Zoom The Little Boy”
- “Lester Bangs”
- “Boulevard”
- “Many Icebergs Ago”
- “Amazona”
- “Notre-Dame”
Morrissey e o histórico de cancelamentos
Somente em 2025, Morrissey cancelou 32 das 63 apresentações anunciadas, segundo levantamento do site WeHeartM (via Ultimate Classic Rock).
Ao longo dos meses, o vocalista, primeiro, suspendeu shows nos Estados Unidos e na Espanha, por um quadro de sinusite. Depois, deixou de fazer performances na Europa, devido à lesão de um dos membros de sua banda e, especificamente na Suécia, por exaustão e “zero apoio da indústria musical”.
Posteriormente, ele suspendeu os shows que faria em Connecticut e Boston alegando ter recebido ameaças de morte. Um canadense de 26 anos teria sido o responsável, por meio da plataforma Bluesky. O homem em questão publicou que marcaria presença na apresentação em Ottawa, no Canadá, no dia 12 de setembro, e que tentaria atirar em Morrissey na intenção de matá-lo. Ele chegou a ir preso pelo comportamento. Todavia, foi liberado depois de pagar fiança.
Então, o artista também cancelou a turnê que realizaria na América Latina sob a justificativa de “extremo esgotamento”. O itinerário incluía uma apresentação única no Brasil, no Espaço Unimed, em São Paulo, no dia 12 de novembro.
Por fim, dois compromissos na Turquia, agendados para dezembro, deixaram de ocorrer supostamente devido a várias declarações pró-Israel viralizarem nas redes sociais. Uma série de pessoas planejava manifestações nas proximidades dos locais dos shows, o que poderia colocar a segurança geral em risco.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
