...

Clemente revela porcentagem de chances de sobrevivência que tinha antes de cirurgia

Músico dos Inocentes e Plebe Rube ficou quase um mês internado na UTI após passar por procedimento emergencial no coração em dezembro

Clemente Nascimento, músico conhecido por seu trabalho nos Inocentes e na Plebe Rude, enfrentou recentemente um grave problema de saúde. Após passar mal pouco antes de um show em Campo Grande (MS), no dia 11 de dezembro, o artista precisou ser submetido a uma cirurgia cardíaca de emergência e permaneceu quase um mês internado na UTI.

De acordo com comunicado, o cantor de 62 anos sofreu uma dissecção da aorta dos tipos A e B — condição caracterizada por um rasgo na camada mais interna da aorta, o maior vaso sanguíneo do corpo. Pela delicadeza do quadro, o procedimento necessário é considerado de alto risco.

- Advertisement -

Na última sexta-feira (16), Clemente, que teve alta no último dia 5 de janeiro, mencionou o tópico e revelou que só tinha 10% de chances de sobreviver. Por meio de uma postagem nas redes sociais, o músico agradeceu ao médico que o operou, escrevendo: 

“Última consulta com o cara que literalmente salvou minha vida, cirurgião Raony Paniquar. Sem palavras para agradecer ao Dr. Raony e toda equipe da Santa Casa de Campo Grande por toda a dedicação e cuidado para que eu sobrevivesse e me recuperasse da melhor maneira da cirurgia delicadíssima ao qual fui submetido; 10% de chances de sobreviver se tornaram 100%, sem sequelas, graças a competência e carinho deles. O suporte que tive da 93 produtora e todo o seu time foi absolutamente fundamental, desde o início da crise até o dia de amanhã, quando finalmente retorno para casa depois de longa e dura jornada. O acolhimento que deram para minha família e a disposição com o qual também trabalharam pela minha recuperação será sempre lembrado. Obrigado galera, vocês foram fod@! O apoio financeiro para as despesas com remédios e exames no pós alta também foram essenciais, grato amigos. Todos que torceram por mim, obrigado, nos vemos em breve!”

Um boletim publicado no dia 22 de dezembro já havia ressaltado a complexidade da situação. Destacando que Clemente “renasceu”, o texto dizia: 

“Uma das principais causas da dissecção aórtica é a hipertensão, doença que Clemente havia começado a investigar recentemente, já que há histórico familiar. Segundo a equipe médica, grande parte dos pacientes que sofrem esse tipo de enfermidade sequer consegue chegar ao hospital a tempo, e muitos não sobrevivem à cirurgia. Não é exagero afirmar que Clemente renasceu!”

Sobre Clemente Tadeu Nascimento

Clemente Tadeu Nascimento nasceu em São Paulo em 12 de maio de 1963. Além da música, fez carreira como produtor, apresentador e DJ.

Iniciou sua trajetória artística em 1978, como baixista da banda Restos do Nada. Participou ainda da N.A.I. (Nós Acorrentados do Inferno, que passou a se chamar Condutores de Cadáver) até que, em 1981, fundou o Inocentes, do qual seguiu como membro.

Desde 2004, Nascimento é membro da Plebe Rude. Gravou os álbuns de estúdio “R ao Contrário” (2006), “Nação Daltônica” (2014) e os dois volumes de “Evolução” (2019 e 2023). Também trabalhou em carreira solo e formou o duo Jack & Fancy com Sandra Coutinho.

Paralelamente à música, atuou como diretor artístico do programa “Musikaos” na TV Cultura, foi diretor artístico da produtora Showlivre, apresentou o programa “Estúdio Showlivre” e participou do canal Kazagastão, com o jornalista Gastão Moreira, no YouTube. Também conduz a atração “Filhos da Pátria” na rádio Kiss FM.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasClemente revela porcentagem de chances de sobrevivência que tinha antes de cirurgia
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades