...

A capa dos Beatles que George Martin insistiu para mudar

Saudoso produtor não gostou da arte inicial do o disco em questão, lançado na década de 1960, por causa de detalhe envolvendo Paul McCartney

Várias capas de discos dos Beatles entraram para a história. Seja a famosa fotografia atravessando a Abbey Road no álbum de mesmo nome lançado em 1969 ou a arte com inúmeros elementos e referências em “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (1967), o Fab Four chamava atenção pela parte visual de seus projetos. 

Curiosamente, a versão inicial de uma capa em específico não agradou a George Martin: a de “Revolver” (1966). Considerado por muitos o “quinto integrante”, o saudoso produtor, que esteve por trás de quase toda a discografia do quarteto, insistiu para que houvesse uma edição. 

- Advertisement -

Klaus Voormann, responsável pela arte, contou o fato durante entrevista à revista Mojo em 2006, resgatada pelo site Far Out Magazine.

Segundo o artista gráfico, um rascunho inicial trazia uma foto de Paul McCartney sentado num vaso sanitário em meio à colagem. Apesar do baixista ter, num primeiro momento, adorado a escolha da imagem — registrada aparentemente em Hamburgo —, na Alemanha, Martin não aprovou a ideia, como relembrado: 

“Eu fui até a sede da EMI, subi até o escritório do George Martin e mostrei a arte. Brian Epstein [empresário], George Martin e os quatro membros estavam lá. Eu estava com medo, porque ninguém disse nada. Eles estavam apenas olhando para a arte. Pensei: ‘caramba, eles odiaram’. Então o Paul olhou mais de perto e disse: ‘ei, sou eu sentado no vaso sanitário’. George Martin deu uma olhada e disse: ‘você não pode mostrar isso’. Paul respondeu que estava ótimo, mas depois pensou um pouco e disse: ‘bem, talvez devêssemos tirar essa parte’.”

Inclusive, a versão original da capa ainda existe. No entanto, Klaus não quis revelar onde está guardada:

“A versão original ainda existe, mas não vou dizer onde está. Eu sempre tentava descobrir onde estava só para saber que estava seguro. Alguém disse que a versão original estava pendurada na casa do George Martin, então perguntei ao Paul, mas ele disse que nunca tinha visto por lá. Mais tarde, descobri que ele ainda existe. Está bem guardada e cuidada e fico feliz com isso.”

A capa de “Revolver” mistura desenho e colagem, com fotografias tiradas sobretudo entre 1964 e 1965 por Robert Freeman. Como mencionado, a ideia de Voormann era criar uma capa vanguardista, que refletisse o estilo musical da banda à época. 

Beatles e “Revolver”

Sétimo trabalho de estúdio dos Beatles, “Revolver” foi o último lançado pela banda antes de encerrar suas atividades como atração de palcos. Mostrava um quarteto cada vez mais experimental em sua sonoridade. Liricamente, o grupo também se aprofundava em reflexões sobre temas como a morte e o materialismo.

Foi o primeiro a contar com um número mais considerável de composições de George Harrison no tracklist. Foram três ao total: “Taxman”, “Love You To” e “I Want To Tell You”.

“Revolver” vendeu mais de 5 milhões de cópias só nos Estados Unidos, onde chegou ao primeiro lugar, assim como Reino Unido, Alemanha e Austrália, entre outros.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA capa dos Beatles que George Martin insistiu para mudar
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades