Steve Cropper, lendário guitarrista que ficou mais conhecido por integrar a banda de soul instrumental Booker T. & The M.G.’s, morreu na última quarta-feira (3) aos 84 anos. A informação foi confirmada primeiramente pelo filho, Cameron, à Variety.
A causa não foi revelada. Segundo comunicado publicado nas redes sociais, o músico faleceu “pacificamente”, em Nashville, nos Estados Unidos.
Diz a nota:
“É com profunda tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento de Stephen Lee Cropper, que morreu pacificamente hoje, em Nashville, aos 84 anos.
Steve foi um músico, compositor e produtor querido, cujo talento extraordinário tocou milhões de vidas ao redor do mundo. Como o lendário guitarrista do Booker T. & the M.G.’s e arquiteto do som da Stax Records, ele ajudou a criar algumas das canções mais duradouras da história da música, incluindo ‘(Sittin’ On) The Dock of the Bay’, ‘Soul Man’, ‘Knock on Wood’ e ‘In the Midnight Hour’. Indicado ao Rock & Roll Hall of Fame, vencedor do Grammy e homenageado no Songwriters Hall of Fame, a influência de Steve na música americana é imensurável.
Enquanto lamentamos a perda de um marido, pai e amigo, encontramos conforto em saber que Steve viverá para sempre através de sua música. Cada nota que tocou, cada canção que escreveu e cada artista que inspirou garantem que seu espírito e sua arte continuarão emocionando pessoas por gerações.
Steve deixa sua amada esposa, Angel Cropper, seus filhos Andrea e Cameron Cropper, Stevie e Ashley, além de inúmeros músicos e fãs cujas vidas ele transformou com seu talento extraordinário.”
Na seção de comentários, Joe Bonamassa prestou condolências. O guitarrista escreveu: “estou tão triste por ouvir isso”.
Em agosto do ano passado, Steve disponibilizou o mais recente disco “Friendlytown”, que inclui a faixa “Too Much Stress”, parceria com Brian May. Ele também produzia um documentário chamado “On The Record”, cujas últimas informações saíram em novembro de 2024. Desde fevereiro, não publicava no Instagram.
Sobre Steve Cropper
Steve Cropper é considerado um dos guitarristas mais influentes da soul music. Como integrante da Booker T. & The M.G.’s, que servia como banda de apoio para muitos artistas da gravadora Stax Records, atuou como guitarrista, produtor e compositor, ajudando a moldar o som da música soul dos anos 1960. Entre suas composições, estão clássicos como “In the Midnight Hour”, de Wilson Pickett, “Knock on Wood”, de Eddie Floyd, e “Sittin’ On the Dock of the Bay”, de Otis Redding.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
