Para celebrar os 50 anos do disco “Wish You Were Here” (1975), o Pink Floyd não só relançou o material em uma versão de luxo, como disponibilizou um clipe oficial para a clássica faixa-título pela primeira vez. O vídeo saiu no YouTube na última sexta-feira (19).
Segundo comunicado da própria banda, o registro também comemora o fato de que a nova edição do projeto alcançou o primeiro lugar na parada britânica de álbuns neste Natal. Após o feito, o guitarrista e vocalista David Gilmour chegou a publicar uma foto tomando um champagne nas redes sociais.
Basicamente, o vídeo de “Wish You Were Here” traz imagens de arquivo dos músicos em estúdio e em uma estação de metrô de Londres, na Inglaterra, misturadas com animações psicodélicas. Justin D Hopkins ficou responsável pela direção e edição, enquanto Dilly Gent assinou a produção executiva.
Conforme o site PromoNews, a profissional destacou:
“Para o 50º aniversário de ‘Wish You Were Here’, do Pink Floyd, tivemos o prazer de mergulhar em incontáveis terabytes de arquivo para criar uma série de microfilmes e novos videoclipes. Surpreendentemente, para algo tão profundamente enraizado na cultura, ‘Wish You Were Here’ nunca teve um videoclipe oficial. Levou meio século, mas agora tem.”
Assista abaixo:
“Wish You Were Here” tornou-se uma das canções mais emblemáticas da carreira do grupo e, ao menos no Spotify, é a segunda música com mais reproduções, atrás apenas de “Another Brick in The Wall, Pt.2”. Uma curiosidade envolvendo sua criação é que a composição nasceu de uma parceria entre os desafetos Gilmour e Roger Waters.
O primeiro trouxe os acordes iniciais, enquanto o segundo criou todo um arranjo ao seu redor. A história foi relembrada pelo baixista e vocalista durante entrevista à AXS TV, que disse, conforme transcrição da Guitar World:
“É uma daquelas músicas estranhas que vieram muito facilmente. David Gilmour estava tocando o riff, fiquei ouvindo e pensando: ‘o que é isso?’. Uma hora ele tocou e eu pedi: ‘toque isso de novo’. Então eu aprendi e perguntei: ‘e depois, o que acontece?’. Ele respondeu: ‘nada, é só isso’. E eu retruquei: ‘então você se importa se eu ver o que acontece depois?’.”
Sobre a nova edição de “Wish You Were Here”
Há 50 anos, em 12 de setembro de 1975, o Pink Floyd lançava “Wish You Were Here”, seu nono disco de estúdio. Para comemorar a data, o álbum ganhou um relançamento com direito a formato bastante luxuoso, recheado de extras, que ficou disponível no último dia 12 de dezembro.
Intitulado “Wish You Were Here 50”, o material tem versões em box set, CD duplo, vinil triplo e digital, sempre com o trabalho original remixado em Dolby Atmos. A edição expandida conta com um livro de capa dura com fotos, faixas bônus incluindo demos e um show gravado em Los Angeles, em abril de 1975, poucos meses antes de o disco chegar a público. Veja o tracklist completo clicando aqui.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
