...

Pink Floyd lança clipe para “Wish You Were Here” após 50 anos; assista

Vídeo dirigido por Justin D Hopkins traz imagens de arquivo da banda, além de animações psicodélicas

Para celebrar os 50 anos do disco “Wish You Were Here” (1975), o Pink Floyd não só relançou o material em uma versão de luxo, como disponibilizou um clipe oficial para a clássica faixa-título pela primeira vez. O vídeo saiu no YouTube na última sexta-feira (19). 

Segundo comunicado da própria banda, o registro também comemora o fato de que a nova edição do projeto alcançou o primeiro lugar na parada britânica de álbuns neste Natal. Após o feito, o guitarrista e vocalista David Gilmour chegou a publicar uma foto tomando um champagne nas redes sociais.

- Advertisement -

Basicamente, o vídeo de “Wish You Were Here” traz imagens de arquivo dos músicos em estúdio e em uma estação de metrô de Londres, na Inglaterra, misturadas com animações psicodélicas. Justin D Hopkins ficou responsável pela direção e edição, enquanto Dilly Gent assinou a produção executiva.

Conforme o site PromoNews, a profissional destacou:

“Para o 50º aniversário de ‘Wish You Were Here’, do Pink Floyd, tivemos o prazer de mergulhar em incontáveis terabytes de arquivo para criar uma série de microfilmes e novos videoclipes. Surpreendentemente, para algo tão profundamente enraizado na cultura, ‘Wish You Were Here’ nunca teve um videoclipe oficial. Levou meio século, mas agora tem.”

Assista abaixo: 

“Wish You Were Here” tornou-se uma das canções mais emblemáticas da carreira do grupo e, ao menos no Spotify, é a segunda música com mais reproduções, atrás apenas de “Another Brick in The Wall, Pt.2”. Uma curiosidade envolvendo sua criação é que a composição nasceu de uma parceria entre os desafetos Gilmour e Roger Waters.

O primeiro trouxe os acordes iniciais, enquanto o segundo criou todo um arranjo ao seu redor. A história foi relembrada pelo baixista e vocalista durante entrevista à AXS TV, que disse, conforme transcrição da Guitar World:

“É uma daquelas músicas estranhas que vieram muito facilmente. David Gilmour estava tocando o riff, fiquei ouvindo e pensando: ‘o que é isso?’. Uma hora ele tocou e eu pedi: ‘toque isso de novo’. Então eu aprendi e perguntei: ‘e depois, o que acontece?’. Ele respondeu: ‘nada, é só isso’. E eu retruquei: ‘então você se importa se eu ver o que acontece depois?’.”

Sobre a nova edição de “Wish You Were Here”

Há 50 anos, em 12 de setembro de 1975, o Pink Floyd lançava “Wish You Were Here”, seu nono disco de estúdio. Para comemorar a data, o álbum ganhou um relançamento com direito a formato bastante luxuoso, recheado de extras, que ficou disponível no último dia 12 de dezembro.

Intitulado “Wish You Were Here 50”, o material tem versões em box set, CD duplo, vinil triplo e digital, sempre com o trabalho original remixado em Dolby Atmos. A edição expandida conta com um livro de capa dura com fotos, faixas bônus incluindo demos e um show gravado em Los Angeles, em abril de 1975, poucos meses antes de o disco chegar a público. Veja o tracklist completo clicando aqui.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosPink Floyd lança clipe para “Wish You Were Here” após 50 anos;...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades