...

Jane’s Addiction anuncia ter resolvido diferenças e todas as partes assumem culpa

Banda está inativa desde setembro do ano passado, quando o vocalista Perry Farrell agrediu o guitarrista Dave Navarro em pleno palco

O Jane’s Addiction está inativo desde setembro do ano passado. Após o vocalista Perry Farrell ter agredido o guitarrista Dave Navarro em pleno palco durante show em Boston, nos Estados Unidos, a banda não só cancelou todos os compromissos restantes e entrou em um hiato, como também iniciou uma briga nos tribunais.

No último mês de julho, saiu a notícia de que Navarro, o baixista Eric Avery e o baterista Stephen Perkins acusavam Farrell em modo formal de sofrimento emocional, negligência e quebra de contrato. Em resposta, o cantor negou as denúncias e processou os colegas de volta sob a justificativa de que “orquestraram uma campanha de anos de intimidação e assédio com o objetivo de prejudicá-lo”.

- Advertisement -

Agora, mais de um ano depois da confusão, os artistas resolveram as diferenças. Apesar do grupo permanecer separado, ambos os lados entraram em um consenso e assumiram uma parcela da culpa. 

Um comunicado aparentemente assinado por Navarro, Avery e Perkins pede desculpas pelas “declarações imprecisas sobre a saúde mental de Perry”. No caso, ao suspender a turnê que realizavam, os músicos disseram que tomaram a decisão “devido a um padrão contínuo de comportamento e às dificuldades de saúde mental do nosso cantor” e que “nossa preocupação com sua saúde e segurança pessoal, bem como com a nossa, não nos deixou alternativa”.

Os artistas também confirmam que o vocalista não teve participação no cancelamento da turnê e pontuam que seguiram “caminhos separados”. Diz a nota: 

“Gostaríamos de esclarecer os acontecimentos relacionados ao cancelamento da turnê nos Estados Unidos após o show em Boston, em setembro de 2024. Depois daquela apresentação, sem avisar Perry, decidimos de forma unilateral que seria melhor não dar continuidade à turnê e fizemos declarações imprecisas sobre a saúde mental de Perry, algo do qual nos arrependemos.

Hoje estamos aqui para anunciar que nos reunimos uma última vez para resolver nossas diferenças, de modo que o legado do Jane’s Addiction permaneça sendo o trabalho que nós quatro criamos juntos.

Agora, olhamos para o futuro ao embarcar em nossos caminhos musicais e criativos separados. O Jane’s Addiction viverá para sempre em nossos corações. Temos orgulho da música que criamos juntos. Vocês, fãs, são a nossa força vital, e sempre seremos gratos a vocês.”

Por sua vez, em uma postagem diferente, Perry reconheceu o erro ao “ter perdido a calma e atrapalhado o show”. Sem detalhes quanto ao futuro, o cantor escreveu para os fãs e ex- companheiros de grupo:

“A todos em Boston e ao redor do mundo, eu gostaria de me pronunciar sobre o que aconteceu no palco no ano passado. Refleti sobre isso e sei que não me portei da maneira que deveria. Peço desculpas ao público e aos meus companheiros de banda por ter perdido a calma e por ter atrapalhado o show.

O Jane’s Addiction esteve no centro da minha vida por décadas. A banda, as músicas, o público e o impacto que tivemos na música e na cultura significam para mim mais do que quaisquer palavras que eu pudesse escrever.

Meu objetivo sempre foi oferecer ao público o melhor show possível, algo real, honesto e positivo. Em Boston, ficamos aquém disso, e sinto muito por todos que foram afetados. Do fundo do coração, quero agradecer a cada um de vocês pelo amor e apoio contínuos.”

Fazia pouco tempo que o Jane’s Addiction havia voltado a realizar shows com sua formação original. Em 2022, Avery retornou à banda após 14 anos de ausência. Logo em seguida, Navarro passou a enfrentar problemas de saúde por conta da covid-19 de longo prazo que pegou em 2021. Foi substituído até o início de 2024 por Josh Klinghoffer (ex-Red Hot Chili Peppers, músico de apoio do Pearl Jam e Eddie Vedder).

Em julho de 2024, o quarteto original lançou sua primeira música em 34 anos. “Imminent Redemption” vinha sendo tocada ao vivo antes de ganhar sua versão em estúdio. Dois meses depois, a faixa “True Love” chegou a público.

O incidente em pleno palco e o hiato

No dia 13 de setembro de 2024, em Boston, Perry Farrell partiu para cima de Dave Navarro à 11ª música do set, “Ocean Size”. Em dado momento, o vocalista esbarrou de forma agressiva no colega e o ofendeu. O instrumentista parou de tocar para afastá-lo, mas o frontman desferiu um soco antes de ser segurado por Eric Avery e membros da equipe técnica — que também o retiraram do palco.

A seguir, os instrumentistas publicaram um comunicado oficial que dizia:

“Devido a um padrão contínuo de comportamento e às dificuldades de saúde mental do nosso cantor Perry Farrell, chegamos à conclusão de que não temos escolha a não ser descontinuar a atual turnê pelos Estados Unidos.

Nossa preocupação com sua saúde e segurança pessoal, bem como com a nossa, não nos deixou alternativa. Esperamos que ele encontre a ajuda de que precisa.

Lamentamos profundamente não poder atender a todos os nossos fãs que já compraram ingressos. Não vemos nenhuma solução que garanta um ambiente seguro no palco ou que nos permita fazer uma ótima apresentação todas as noites.

Nossos corações estão partidos.
Dave, Eric e Stephen”

Na sequência, o próprio Farrell emitiu uma nota onde declarou:

“Este fim de semana foi incrivelmente difícil e depois de ter tempo e espaço para refletir, é justo que eu peça desculpas aos meus companheiros de banda, especialmente Dave Navarro, fãs, família e amigos pelas minhas ações durante o show de sexta-feira. Infelizmente, meu ponto de ruptura resultou em um comportamento imperdoável e assumo total responsabilidade por como escolhi lidar com a situação.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasJane’s Addiction anuncia ter resolvido diferenças e todas as partes assumem culpa
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades