Como noticiado em novembro, Fabio Lione deixou o Angra após mais de uma década na formação. O vocalista se despede do público durante o show especial no festival paulistano Bangers Open Air 2026, que também terá participação de três ex-integrantes — Edu Falaschi, Aquiles Priester e Kiko Loureiro — e até de seu substituto, Alírio Netto.
Em entrevista a Isis Correia para o TMDQA, publicada também em seu canal Amplifica, o guitarrista e membro fundador Rafael Bittencourt se aprofundou nas razões pelas quais Lione optou por sair da banda. De acordo com o músico, a entrada do grupo em um hiato após o fim de uma turnê em agosto deste ano levou à decisão.
Conforme transcrição do site IgorMiranda.com.br, ele disse:
“Por conta do hiato, uma ausência de planos concretos, o Lione falou: ‘quero me desvincular do compromisso, porque vocês não têm planos concretos, vocês estão no hiato, então eu quero trabalhar, tenho vários projetos’. Então conversamos, meio que consesualmente, de ele sair. De uma maneira amigável. Permanecemos com uma relação muito boa. Uma relação de amizade e respeito construída muito sólida. Acredito que com o Lione, teremos uma amizade duradoura.”
Bittencourt também destacou dilemas logísticos, pois o vocalista é italiano e não reside no Brasil, país em que a banda se formou e segue estabelecida. Ele explicou:
“É muito difícil você ter um vocalista que mora fora do Brasil. É uma questão logística que complica. E ele também: se ele fazia cinco shows na Itália/Europa e cinco shows no Brasil, ele fica quase um mês aqui, entende? Mas essas questões, de uma maneira ou outra, todo negócio tem. Você tem os desafios. O comprometimento, o amor pelo trabalho vai segurando. O próprio amor que ele tem pelo legado construído antes dele e o trabalho dele pelo Angra. Mas a decisão mesmo de sair foi agora, com esse hiato que pretende se esticar.”
Apesar do rompimento, Rafael deixou claro que as portas estão abertas para uma participação futura de Fabio. O guitarrista ainda reforçou seu conceito de transformar o Angra em uma banda fluida, sem formação fixa.
“Acredito que ele saiu porque não quer se sentir em compromisso com a banda. Está livre para fazer os planos dele. Mas as portas estão muito abertas para uma eventual celebração, para o Fabio aparecer como convidado como o próprio Edu em shows, entende? Começo a enxergar o Angra muito mais como uma instituição, uma escola, uma tendência, a representatividade da cena, do que uma banda mesmo.”
A chegada de Alírio Netto para o Angra
Ainda durante a entrevista, Rafael Bittencourt explicou que a chegada de Alírio Netto, descrito por ele como um “possível substituto” de Fabio Lione, ocorreu de modo natural. O vocalista ex-Shaman é bastante próximo dos integrantes do Angra, especialmente do guitarrista Marcelo Barbosa.
“Num processo natural de uma possível substituição, seria o Alírio, porque ele já é da família — mesmo, muito próximo. Sou padrinho de casamento dele, ele é padrinho de casamento do Marcelo. Somos muito próximos. Ele faz parte da nossa turma de amigos. E ele é um vocalista que representa o Brasil internacionalmente, um cara de altíssimo nível. Em termos de competência, ele está à altura do Angra, ou de todos nós. “Queríamos celebrar as três grandes fases do Angra. Já que estamos anunciando a saída do Fabio, talvez tomados por um pouco de ansiedade, já quisemos anunciar como convidado quem seria uma possível substituição.”
No fim das contas, de acordo com Bittencourt, o grupo segue em hiato. E não há próximos planos de carreira.
“Permanecemos no hiato? Sim. E quais os próximos planos? Ainda não temos. Mas caso haja, a substituição mais evidente é a do Alírio.”
Angra no Bangers Open Air 2026
O show de reunião com Edu Falaschi, Aquiles Priester e Kiko Loureiro acontece em 26 de abril, segundo dia do Bangers Open Air 2026. Saiba o modelo da apresentação, conforme press-release oficial:
“Este espetáculo será apresentado em três atos que celebram diferentes fases da história do Angra. No primeiro ato teremos a formação atual, com Rafael Bittencourt, Felipe Andreoli, Marcelo Barbosa, Bruno Valverde e Alírio Netto, com a participação de Fábio Lione. No segundo ato contaremos com a formação Rebirth, com por Kiko Loureiro, Edu Falaschi e Aquiles Priester. No terceiro ato todos estarão juntos no palco em uma grande celebração do legado da banda, que em 2026 completa 35 anos.”
A despedida de Fabio Lione
Em comunicado publicado no dia 23 de novembro, o Angra anunciou a saída de Fabio Lione. O texto afirma:
“É com profunda gratidão e admiração que o Angra comunica oficialmente a saída do vocalista Fabio Lione. Fabio é um cantor extraordinário e um ser humano ímpar, que marcou nossa história com sua entrega, sua sensibilidade artística e uma voz capaz de emocionar e impressionar plateias no mundo inteiro.
Ao longo de 13 anos, Fabio dedicou uma parte enorme da sua vida ao Angra, muitas vezes longe de sua casa na Itália, da sua família e da sua rotina. Esse esforço constante, sempre realizado com profissionalismo, paixão e generosidade, é algo pelo qual teremos eterna admiração. Foram incontáveis viagens, turnês exaustivas, horas e horas nos estúdios e momentos que ficarão para sempre na memória da banda e dos fãs.
Com o tempo, Fabio acabou ficando um pouco brasileiro também. Incorporou nossa cultura, nosso idioma, nosso humor e nossa maneira de ver a vida. Tornou-se parte da nossa família musical e conquistou um lugar especial no coração dos fãs que sempre o receberam com um carinho imenso.
Ele é muito querido por todos nós e sua presença marcou profundamente todos que tiveram a chance de trabalhar ou conviver com ele. Seu legado dentro do Angra será lembrado pra sempre através da música que fizemos juntos e do nosso tempo compartilhando a estrada e a vida.
Desejamos a ele todo o sucesso e felicidade nos próximos capítulos de sua jornada. Agradecemos sinceramente por cada ano de dedicação e pelas memórias que construímos juntos. Nossa admiração permanece intacta e as portas estarão sempre abertas para ele. O Fabio fará sua despedida do Angra no show do Bangers Open Air. Obrigado, Fabio! Angra”
Lione também divulgou um comunicado na sequência. Inicialmente, ele evidencia sua expectativa para a performance de despedida no Bangers Open Air 2026. Ele disse:
“Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos. Será um grande show, cheio de emoções para todos. Este será também meu último show com eles depois de mais de 13 anos de experiências únicas. É o fim de um ciclo e o começo de outro.”
Em seguida, o cantor de apelido “Mago” olhou para o futuro ao complementar:
“Agora é hora de pensar um pouco em mim e, quem sabe, talvez gravar alguns CDs novos e ter algumas surpresas para os meus fãs! Obrigado a toda a banda, aos meus amigos da equipe e ao Brasil, que sempre vão estar no meu coração! MagoéMago!”
Sobre Fabio Lione
Fabio Tordiglione nasceu em 9 de outubro de 1973 em Pisa, Itália. Começou sua carreira em bandas como Labyrinth e Athena XIX, consagrando-se com o Rhapsody of Fire, com quem esteve de 1995 a 2016. Também integrou o Vision Divine.
Em 2010, Lione assumiu temporariamente a função de vocalista do Kamelot para a turnê de lançamento do álbum “Poetry for the Poisoned”, após a saída do então vocalista Roy Khan. Permaneceu até 2012.
Seu vínculo com o Angra foi iniciado em 2013, a princípio como convidado, até sua efetivação. Gravou três álbuns de estúdio: “Secret Garden” (2014), “Ømni” (2018) e “Cycles of Pain” (2023), além de trabalhos ao vivo.
Em tempos recentes, trabalhou novamente com o guitarrista Luca Turilli, também ex-Rhapsody of Fire. O projeto Turilli / Lione Rhapsody foi retomado para shows na América Latina em junho de 2026.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
