David Coverdale confirmou oficialmente sua aposentadoria. Aos 74 anos, o líder do Whitesnake e ex-vocalista do Deep Purple, que já estava afastado dos palcos desde 2022 por motivos de saúde, anunciou a notícia no último mês de novembro e, desde então, tem recebido homenagens de outros nomes da música.
Ex-companheiros de banda, como Reb Beach e Steve Vai, prestaram tributos. Quem também falou a respeito do tópico foi Adrian Smith, em recente entrevista à Chaoszine (via Blabbermouth).
Para o guitarrista do Iron Maiden, é triste que o cantor tenha optado por parar a carreira, mas, ao mesmo tempo, é compreensível devido à idade e ao desgaste ocasionado por tantos anos na estrada. O músico refletiu:
“É triste a situação do David Coverdale [se aposentando da música], porque ele foi um grande artista com o [Deep] Purple e o Whitesnake. Não estou dizendo que ele seja ‘apenas’ um cantor, mas quando o seu principal instrumento é a voz e você já tem 80 anos, chega a hora de parar. Eu sou bem mais novo do que isso. Ainda estou na casa dos 60 [nota: 68 anos], então ainda me sinto muito bem. Sei que não desgastei a minha voz como provavelmente o David Coverdale fez ao longo dos anos. Ainda estou desenvolvendo a minha, o que é ótimo.”
Adrian também aproveitou para explicar que, no passado, colocava a música no centro de sua vida “quase de um jeito não saudável” – postura que conseguiu mudar ao longo do tempo. Ainda assim, o artista reconhece que o comportamento foi fundamental para manter o foco e chegar onde está hoje:
“Antes, [a música] era tudo para mim, quase de um jeito não saudável, porque toda a minha vida girava em torno da música. E, se as coisas não iam bem, eu ficava deprimido. E não deveria ser assim. Mas, por outro lado, se você quer chegar longe, precisa se importar nesse nível. E, se eu não tivesse feito isso, talvez não estivesse onde estou hoje. Ainda assim, não foi fácil. Foi uma luta, inclusive mental. Mas agora eu consigo aproveitar. Estou no controle da situação. Estou em um bom momento. E só quero desfrutar disso pelo maior tempo possível.”
Iron Maiden e a aposentadoria
Vale mencionar que, até o momento, o Iron Maiden não tem planos de aposentadoria. Conversando a respeito do tema com a Kerrang! em março, o baixista e líder Steve Harris destacou:
“Não estou pensando em aposentadoria. Mas todos sabemos que, em algum momento, ela chega. Eu ainda me mantenho em forma, jogando futebol, tênis e outras atividades, mas nunca se sabe o que pode acontecer. Por isso, é preciso aproveitar ao máximo enquanto dá, sair para curtir cada show pelo simples prazer de estar ali. Venho dizendo isso há uns 10 anos, mas agora isso é mais verdadeiro do que nunca.”
Shows no Brasil
O Iron Maiden confirmou uma nova passagem no Brasil com sua turnê, “Run for Your Lives”, em comemoração ao 50º aniversário da banda. Com Alter Bridge na abertura, a banda toca no Allianz Parque, em São Paulo, nos dia 25 e 27 (este segundo dia, extra) de outubro de 2026.
A visita do Iron Maiden ao Brasil será a 15ª de sua carreira. A ocasião mais recente havia se dado no fechamento da turnê anterior, “The Future Past”, em dezembro de 2024. Veja mais detalhes clicando aqui.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
