Steven Tyler deixou claro que não enxerga muita ligação entre o Aerosmith e o heavy metal. Ainda assim, o vocalista já comentou a respeito da questão e até refletiu sobre quem, afinal, teria sido o responsável por inventar a música pesada.
Durante uma entrevista de 1989 à Classic Rock (via Far Out Magazine), o jornalista Mick Wall perguntou qual era a visão do cantor acerca do gênero. Ao pontuar que não enxergava o próprio grupo dentro da cena, o artista creditou o Led Zeppelin como o grande precursor.
Destacando que o Aerosmith ia para um lado oposto apesar de influências parecidas, Tyler pontuou:
“Para mim, sempre foi o Led Zeppelin que inventou [o heavy metal]. Nós surgimos um pouco depois, mas tínhamos as mesmas raízes musicais, Yardbirds, Eric Clapton, Jeff Beck, Rolling Stones e os Beatles. Mas não estávamos tentando soar pesados. Queríamos apenas fazer um rock alto. Mas também ter grandes músicas no meio disso, fossem grandes baladas para relaxar, como ‘Dream On’, ou coisas dançantes e cheias de groove, como ‘Sweet Emotion’ ou ‘Walk This Way’. E conseguimos isso, eu acho.”
O guitarrista Joe Perry ainda acrescentou:
“Odeio quando entro numa loja de discos e vejo nossos álbuns na seção de heavy metal. Penso: ‘o que é isso?’. Mas também odeio quando dizem que só lançamos baladas para ter hits. Quero dizer, por que se dar ao trabalho de fazer singles se eles não vão tocar?”
Steven Tyler e o heavy metal
À Metalhead Video Magazine na década de 1990, Tyler já havia expressado a mesma opinião em relação ao Zeppelin. No bate-papo publicado pelo canal Xennial 80s Ex-Berner no YouTube, o vocalista disse:
“Heavy metal costumava ser outra coisa para mim. Heavy metal era, tipo, o Zeppelin fazendo ‘Dazed and Confused’, indo de algo bem suave para algo cheio de emoção. E, sabe, pesado. Mas o metal de agora é… quando eu escuto o que mais se faz hoje em dia, é o que eu menos gosto.”
A relação do Led Zeppelin com o estilo
Não é segredo para ninguém que o Led Zeppelin possui influência direta na criação do que veio a ser conhecido como heavy metal a partir da virada dos anos 1970. Embora não fosse uma definição tão bem acabada do gênero quanto foi o Black Sabbath, a banda ajudou a construir as bases do que se tornaria um dos movimentos musicais mais conhecidos da história.
Da mesma forma, todos sabemos que os integrantes do grupo nunca se sentiram confortáveis com a associação ao rótulo. Robert Plant que o diga. Em mais de uma ocasião, o cantor se mostrou um tanto quanto constrangido com a referência, a evitando de forma veemente.
Em entrevista de 1988 à Q (resgate do Far Out Magazine), o frontman chegou a apontar para um pôster do Judas Priest e declarou:
“Se eu sou responsável por isso de alguma forma, então estou muito, muito envergonhado. Hard rock, heavy metal hoje em dia é apenas uma forma de se vender dizendo: ‘Venha e me compre. Estou aliado ao Diabo – mas apenas nesta foto, porque depois disso serei muito legal e um dia vou crescer e ser o empresário de um grupo pop‘.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
