...

O mistério em torno do solo de Eric Clapton para clássico dos Beatles

Detalhes de colaboração não creditada oficialmente permanecem nebulosos, até mesmo entre pessoas que presenciaram a gravação

George Harrison transcendeu o domínio criativo de John Lennon e Paul McCartney nos Beatles, em especial, nos anos finais da banda. Nesse período, mais especificamente no famigerado “White Album” (1968), compôs “While My Guitar Gently Weeps” e contou com a participação de Eric Clapton, que não foi creditado nas sessões originais por questões burocráticas.

O problema é que a performance solo gravada por Clapton permanece como um dos eventos mais misteriosos da história dos Beatles. Isso porque ninguém se lembra exatamente de como aconteceu.

- Advertisement -

Em entrevista a Rick Beato (via Guitar World), o engenheiro de som Ken Scott — um dos cinco a trabalhar na gravação — relatou:

“Não me lembro de absolutamente nada sobre isso. Mas não sou o único. Quando eu estava escrevendo meu livro, fui perguntado: ‘Como foi quando Eric veio e tocou naquilo? Como eles reagiram?’ e tudo isso, e tive que responder: ‘Não me lembro’. Fui até Jon Smith, que era meu engenheiro assistente, meu apertador de botões naquela época, que disse: ‘Não me lembro de nada sobre isso’. Fui até Chris Thomas, assistente de George Martin que estava produzindo na época, porque George estava de folga, e ele disse: ‘Não me lembro de nada sobre isso’.”

Segundo Scott, apenas uma lembrança pode ser confirmada sobre a participação de Clapton:

“A única coisa que me lembro vagamente – Chris e eu falamos sobre isso – é Eric dizendo que a única forma de ele tocar era se ele soasse como Beatles, ao invés de Eric Clapton.”

Outras lembranças

Eric Clapton precisou ser convencido por George Harrison a participar da música, cuja base foi gravada sem ele. O guitarrista tinha receio, por ser alguém externo aos Beatles.

No estúdio, o artista utilizou uma Gibson Les Paul “Lucy” de Harrison (presenteada pelo próprio Clapton) e achou que Lennon e McCartney estavam bem “indiferentes”. Dane-se: Eric havia curtido e George também, pois ouviu a gravação diversas vezes.

Apesar da indiferença, John e Paul pareciam estar se esforçando mais, talvez para impressionar Eric. O baixista, em especial, introduziu uma série de instrumentos adicionais, como baixo extra (tocado em um modelo Fender Jazz Bass pouco utilizado por ele na carreira) e piano, enquanto o baterista Ringo Starr inseriu percussão e George, órgão Hammond.

Beatles, Eric Clapton e “While My Guitar Gently Weeps”

“While My Guitar Gently Weeps” não chegou a ser lançada como single. Porém, isso não a impediu de se tornar um grande sucesso, especialmente por mostrar a capacidade dos Beatles de ampliar seus parâmetros técnicos, em sincronia com os caminhos que o rock passava a adotar à época.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO mistério em torno do solo de Eric Clapton para clássico dos...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades