...

Por que o Radiohead ficou sem fazer turnês por tanto tempo

Banda até então estava afastada da estrada de 2018, mas quebrará o hiato de sete anos no próximo mês de novembro

Desde agosto de 2018, o Radiohead não realiza nenhuma apresentação ao vivo. Após finalizar a turnê “A Moon Shaped Pool”, em divulgação ao álbum de mesmo nome, os integrantes resolveram focar em outros projetos paralelos e, por consequência, deixaram a banda de lado.

Contudo, isso mudará em breve. No último mês de setembro, o grupo surpreendeu ao anunciar uma série de shows na Europa entre novembro e dezembro, que quebrarão o hiato de mais de sete anos. 

- Advertisement -

Segundo Thom Yorke, variados motivos impediram que voltassem a excursionar mais cedo. Durante entrevista ao jornal Sunday Times (via Ultimate Classic Rock), o vocalista e multi-instrumentista trouxe o assunto à tona. 

De acordo com o cantor, os problemas surgiram quando perdeu a esposa Rachel Owen, em dezembro de 2016, vítima de um câncer. Além disso, o guitarrista Ed O’Brien havia dito aos colegas que queria sair da banda.

Dando continuidade à agenda ao lado do grupo, Thom acredita que não processou o luto à época, o que afetou diretamente a experiência na estrada. Ele relembrou: 

“Acho que as coisas meio que saíram dos trilhos, então tivemos que parar. Havia muitos fatores envolvidos. Os shows estavam ótimos, mas pensei: ‘melhor parar agora antes que fique tudo pior.’ Eu precisava parar, não tinha me dado tempo para viver o luto.”

Nas palavras de Yorke, parecia que os integrantes estavam “desconectados” e “completamente esgotados” enquanto realizavam as performances. Sendo assim, o cantor, que ainda sofria de depressão, não queria mais tocar ao vivo com os músicos: 

“Depois, eu basicamente tinha superado o Radiohead. A última turnê não foi boa. Gostei dos shows, mas odiei todo o resto. Estávamos desconectados, completamente esgotados. Eu simplesmente não queria mais fazer aquilo. E disse isso a eles. Tive uma depressão profunda. Cheguei ao fundo do poço em 2021.”

Ao sair da realidade depressiva, porém, o membro percebeu que ainda cultivava uma grande conexão com os colegas e com a discografia da banda. Assim, a ideia de retornar fez sentido, como contou:

“Uma das coisas bonitas ao sair [desse cenário] foi perceber o quanto amo esses caras. Eu os conheço desde os 17 anos. Passei de pensar ‘não me vejo fazendo isso de novo’ para perceber que, na verdade, nós temos algumas músicas incríveis.”

Uma volta passou a tomar forma no ano passado, quando o Radiohead reuniu-se para ensaios sem compromisso. Em setembro, durante conversa com o Hay Festival Querétaro, transcrita pela NME, o baixista Colin Greenwood havia revelado:

“Fizemos alguns ensaios há cerca de dois meses em Londres, só para tocar as músicas antigas. E foi muito divertido, nos divertimos muito.”

Os próximos shows do Radiohead

Como mencionado, entre novembro e dezembro o Radiohead estará na estrada pelo continente europeu. Ao todo, são 20 datas, marcadas na Espanha, Itália, Inglaterra, Dinamarca e Alemanha.

A primeira apresentação acontece no próximo dia 4 de novembro, em Madri. Por meio de um comunicado, o baterista Philip Selway escreveu a respeito dos compromissos:

“Ano passado, nos reunimos para ensaiar, só por diversão. Após uma pausa de sete anos, foi muito bom tocar as músicas novamente e se reconectar com uma identidade musical que ficou profundamente enraizada em nós cinco. Isso também nos deu vontade de fazer alguns shows juntos, então esperamos que você consiga ir a uma das próximas apresentações. Por enquanto, serão apenas essas datas, mas quem sabe aonde tudo isso nos levará.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasPor que o Radiohead ficou sem fazer turnês por tanto tempo
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades