Com a notícia de que o Rush retornaria, muitos fãs nas redes sociais afirmaram que esperavam o envolvimento de Mike Portnoy na bateria. A vaga do saudoso Neil Peart acabou ficando com a alemã Anika Nilles.
Mas isso não quer dizer que Portnoy esteja descontente. Por meio dos stories de seu perfil no Instagram, o músico do Dream Theater e de outras dezenas de bandas manifestou sua felicidade não apenas pelo retorno do grupo, como também a presença de Nilles.
Ele disse:
“Incrível! Estou tão feliz por Geddy e Alex! E tão empolgado por todos nós, fanáticos por Rush, por todo o mundo! Parabéns a Anika Nilles, que tenho certeza que será incrível… ela é ótima! Será uma forma bela de prestar homenagem a Neil e honrar o legado dele e da banda. Mal posso esperar para ver isso… amo tanto esses caras e estou tão feliz por eles!”
Em 2019, quando Neil Peart ainda era vivo, Mike Portnoy chegou a dizer em entrevista a Eric Blair que aceitaria tocar com o Rush “em um piscar de olhos”, caso o convite fosse feito. À época fora do Dream Theater, o baterista contou, ainda, que chegou a trocar e-mails com o guitarrista Alex Lifeson para discutir a possibilidade.
“Tive uma breve troca de e-mails com Alex quando, acredito eu, Neil anunciou sua aposentadoria. A realidade é: esses caras são meus heróis, assim como Neil, obviamente. Eu faria isso em um piscar de olhos se, hipoteticamente, fosse convidado em alguma ocasião.”
O músico, porém, reconheceu que a hipótese era bastante improvável de se concretizar. Não por seu vínculo, mas pela chance de o próprio Rush voltar.
“Eu não acho, em um milhão de anos, que isso poderia acontecer sem os três. Amo, respeito e honro Neil demais. Não faria nada sem a bênção dele. Dito isso, em um mundo hipotético, caso me convidassem, seria um show dos sonhos para mim.”
Neil Peart se aposentou após o fim da turnê “R40 Live”, em 2015, devido a problemas físicos: ele sofre de dores crônicas nas costas e nos pés. Um anúncio oficial nunca foi feito: o baterista apenas se retirou após o encerramento da excursão para nunca mais voltar. Ele faleceu em janeiro de 2020, devido a um câncer no cérebro.
Desde então, Geddy Lee (voz, baixo e teclados) e Alex Lifeson (guitarra) seguiram se encontrando regularmente para conversar e tocar, mas sem planos de turnê — até agora.
Quem é Anika Nilles
Nascida em Aschaffenburg, na Alemanha, em 29 de maio de 1983, Anika Nilles começou a tocar bateria aos seis anos. Após completar os estudos, trabalhou com educação social antes de dedicar-se integralmente à música, com formação acadêmica na área.
A carreira de Anika se iniciou online, no YouTube, há cerca de 15 anos. Além de vídeos com performances diversas, ela disponibilizou composições originais, inclusive com dois álbuns solo lançados: “Pikalar” (2017) e “For a Colorful Soul” (2020).
Nilles foi a última baterista a acompanhar Jeff Beck em turnê. Ela se juntou ao lendário guitarrista em sua excursão de 2022 pela Europa. Ele faleceu em janeiro de 2023, aos 78 anos.
A turnê do Rush
Serão 12 datas em 7 cidades a partir de junho de 2026, todas na América do Norte. Veja a agenda da turnê, batizada “Fifty Something Tour” — em celebração aos “50 e poucos anos” de grupo — e com performances em homenagem a Peart:
- 7 de junho – Los Angeles, CA @ Kia Forum
- 9 de junho – Los Angeles, CA @ Kia Forum
- 18 de junho – Cidade do México, MX @ Palacio de los Deportes
- 24 de junho – Fort Worth, TX @ Dickies Arena
- 26 de junho – Fort Worth, TX @ Dickies Arena
- 16 de julho – Chicago, IL @ United Center
- 18 de julho – Chicago, IL @ United Center
- 28 de julho – Nova York, NY @ Madison Square Garden
- 30 de julho – Nova York, NY @ Madison Square Garden
- 7 de agosto – Toronto, ON @ Scotiabank Arena
- 9 de agosto – Toronto, ON @ Scotiabank Arena
- 17 de setembro – Cleveland, OH @ Rocket Arena
À Rolling Stone, Lee afirma:
“Depois de tudo o que aconteceu desde aquele último show, Alex e eu fizemos uma séria busca interior e chegamos à conclusão de que sentimos muita falta disso. E que é hora de celebrar os 50 e poucos anos da música do Rush.”
Sobre a nova baterista, Geddy declara:
“Como todos sabemos, Neil era insubstituível. No entanto, a vida é cheia de surpresas, e fomos apresentados a outra pessoa extraordinária; uma baterista e musicista incrível que está acrescentando mais um capítulo à nossa história enquanto continua sua fascinante jornada musical. Seu nome é Anika Nilles, e não poderíamos estar mais animados em apresentá-la à nossa leal e dedicada base de fãs do Rush, que, sabemos, lhe dará todas as chances de estar à altura desse papel quase impossível.”
Formato da turnê
Além de Anika Nilles, o Rush planeja adicionar outros músicos de apoio à turnê. A ideia é “expandir um pouco o nosso som”, segundo Lee, e provavelmente deixar com que o cantor e baixista fique mais tranquilo em sua performance, pois, usualmente, ele também assumia os teclados.
Ainda de acordo com o comunicado, o grupo pretende tocar, em cada noite, dois sets selecionados de um conjunto de 35 músicas.
Família de Neil Peart apoia
Carrie Nuttall-Peart e Olivia Peart, respectivamente viúva e filha de Neil Peart, apoiaram a iniciativa em uma declaração conjunta.
“Estamos entusiasmadas em apoiar a turnê Fifty Something, celebrando uma banda cuja música ressoou e inspirou fãs por gerações, e em honrar o legado extraordinário de Neil como baterista e letrista.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

Portnoy é um excelente baterista com carreira consolidada, é bom ver nomes novos e dar chances para outras pessoas. Way to go, Rush!