Ao comentar sobre seus gostos musicais, Keith Richards costuma focar no que não gosta. De uma maneira geral, o guitarrista dos Rolling Stones é mais conhecido por criticar outros artistas do que elogiá-los. Nomes como Metallica, Black Sabbath, Justin Bieber e Bee Gees já foram alvos do músico.
Porém, há um saudoso artista de rock que o integrante declarou admirar. A confissão veio durante a gravação do quadro Living Legends em 2008, resgatado pela Far Out Magazine.
Na ocasião, o guitarrista deixou claro que não é um apreciador de bandas britânicas como Led Zeppelin e The Who, apesar de admitir que tais grupos contêm bons músicos. Em contrapartida, o trabalho de Steve Marriott, mais conhecido pelo Small Faces e Humble Pie, sempre o interessou.
Ele explicou:
“Não vou dizer que gosto de Led Zeppelin, The Who, Black Sabbath, eu estaria mentindo, não são meus favoritos. São todos bons, eu os conheço, são bons músicos e tudo mais, mas como banda, não. Sempre gostei muito do Steve Marriott, do ponto de vista inglês. Você sabe, ele era do Small Faces e depois teve o Humble Pie.”
Richards voltou a elogiar o colega de profissão anos mais tarde. Conversando com o site The Quietus em 2015, ele lamentou a morte prematura do músico e disse:
“Sabe, houve algumas grandes bandas de blues inglesas nos anos 60 e 70, e também alguns cantores incríveis. Eu adorava o Stevie Marriott, era alguém que eu esperava que ficasse por aqui por um bom tempo. Que voz incrível e que guitarrista.”
Ambos os artistas mantiveram uma relação próxima. Marriott — que chegou a ser cotado para entrar nos Stones na década de 1970 — revelou em entrevista de 1983 que Richards era uma das únicas pessoas com quem ainda conversava:
“Ele me ama. Sempre esteve do meu lado. Ele me tirou do buraco. As únicas pessoas com quem ainda mantenho contato são Keith Richards e gente assim — porque são os únicos com quem eu realmente quero conversar.”
Sobre Steve Marriott
Nascido em Londres, Stephen Peter Marriott teve sua primeira banda aos 12 anos, o The Wheels, que mudou o nome para The Coronation Kids e depois o Mississippi Five. Também integrou o musical “Oliver!” por um ano na mesma época.
Após passagem pelo The Moments, se juntou ao The Small Faces. Permaneceu de 1965 a 1968 e novamente de 1975 a 1978. Com a separação inicial, formou o Humble Pie, que se tornou uma das bandas mais influentes de sua geração. Manteve-se com o grupo de 1969 a 1975 e entre 1979 e 1983.
Além de seguir como artista solo, participou de álbuns dos Rolling Stones, Traffic e Mott The Hoople, entre outros. Morreu em 20 de abril de 1991, aos 44 anos, após acidentalmente causar um incêndio em sua casa.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
