As saídas do casal Zoë Marie Federoff e Marek “Ashok” Smerda do Cradle of Filth, sob alegações de baixos pagamentos e ambiente tóxico em turnê, continuam tendo seus desdobramentos. Em seu último comunicado, o frontman Dani Filth declarou em meio a outros pontos que sua mãe, Susan Janet Moore, está enfrentando um câncer avançado e estaria ainda mais angustiada após ataques online direcionados a ele, o que levou a uma nova resposta do guitarrista.
Em um texto no Instagram acompanhado de foto de suas mãos, Ashok acusa Dani de usar a doença da própria mãe para conseguir alguma simpatia e critica o vocalista por alegar que sua esposa Zoë, tecladista e cantora, perdeu uma gravidez em turnê por conta do consumo de álcool.
Smerda, que ficou por mais de uma década no Cradle of Filth, afirmou:
“Para Dan, após a última publicação,
E acredito que este será o fim das declarações públicas da minha parte e da minha esposa, contanto que também seja o fim da parte dele. Sei que isso está irritando a todos… a mim também, mas conversas privadas não resolveram nada por meses. Entenda que foi o último recurso ir a público.
Normalmente sou a pessoa mais silenciosa, mesmo quando estou magoado, e provavelmente é por isso que levei 12 anos para falar sobre tudo isso direito.
Aqui estão minhas mãos. As mãos que usei para servi-lo por 12 anos. Para compor e tocar música para você. Eu te dei estas mãos.
Sua mãe sempre foi uma ótima pessoa comigo e desejo que ela se cure. O coração dela é enorme, até onde eu sei. No entanto, me parece mesquinho usá-la agora como desculpa quando todos sabemos que ela está doente desde o ano passado. Todos estiveram ao seu lado e o apoiaram, Dan. Todos nós lhe demos muito amor e apoio assim que você nos contou.
Perdi minha própria mãe em uma tragédia médica repentina e nunca me despedi dela — não deu tempo. Ela nunca me viu no palco com o Cradle. Ela me assombra todos os dias. Mas a memória dela me diz para ser um homem melhor e tratar os outros melhor. Eu nunca a usaria como desculpa para magoar os outros.
Mas se você respeita as mães, então por que distorcer nossa tragédia do aborto espontâneo em algo que não aconteceu com minha esposa? Ela nunca bebeu durante a gravidez. No entanto, o médico dela disse a ela que a falta de sono, a agenda irregular, a pressão constante do empresariamento ameaçando seu emprego se ela fizesse algo que eles não gostassem… tudo isso provavelmente contribuiu para que seu corpo rejeitasse a gravidez. Ela apresenta altos sinais do estresse que está sofrendo.
É verdade que não podemos culpar você por tudo, mas presumir que ela bebia durante a gravidez foi baixo, pois todos sabemos que há pouquíssimas coisas piores para acusar uma mulher do que matar o próprio filho.”
O guitarrista seguiu afirmando que Federoff foi mais atacada justamente por ser mulher. De acordo com Smerda, músicos homens com reclamações parecidas com a de sua esposa obtinham respostas mais respeitosas:
“Vi muitas vezes o resto da banda protestar ou discutir com você e os empresários, mas apenas Zoe foi escolhida para ser ridicularizada e punida. Mesmo agora, seus ‘fãs’ a chamam de louca, mas posso garantir que todos os homens da banda já disseram as mesmas coisas que ela. Eu também digo isso. Nunca houve o mesmo respeito pela minha esposa que havia pelas opiniões dos homens.”
Para concluir, Ashok refuta a fala de Dani sobre o contrato exposto ser apenas um rascunho e pede que o frontman assuma as responsabilidades pelos problemas da banda. Ele também garante desejar o melhor para os outros músicos no Cradle of Filth:
“Você já teve meu respeito e total lealdade, respeito que perdeu há um tempo e lealdade que jogou fora há pouco tempo. Mesmo quando parei de respeitá-lo, quando ficou óbvio que você não se importava conosco, continuei leal. Até… você responder ao nosso apelo sincero para nos dar uma chance melhor de conviver com aquele contrato sórdido, que todos os músicos sabem que você enviou com instruções para assinar o mais rápido possível. Ninguém tem um contrato de merda por aí para ser enviado por engano.
Não assumir a responsabilidade, mesmo agora, pelas muitas maneiras como você nos ferra, não é surpreendente, mas ainda assim é triste, Dan… porque, novamente, mesmo depois de anos sendo tratado como descartável, coloquei meu coração e alma em álbuns para você… porque eu amo música e amo a alegria dos fãs. É triste que você não tenha conseguido assumir a responsabilidade por essas questões em particular e agora elas são públicas, então estamos todos presos em uma tempestade gigante. A culpa é sua por não permitir que nada seja resolvido em particular. Simplesmente ignorou, ignorou, ignorou tudo o que tentamos te dizer por muito tempo.
Eu queria poder ver um homem quando olho para você, Dan, mas não vejo. Eu vejo desculpas.
Com o tempo, tudo virá à tona, pois não acredito que seremos os últimos a dizer algo — embora agora seja óbvio por que outros 40 ex-membros nunca disseram muito. Tem sido um inferno para nós falarmos abertamente. Mas não me arrependo.
Trate melhor meus irmãos que ainda estão na banda, se ainda houver alguma honra em você. Eles são pessoas muito boas e sempre terão meu amor e apoio. Esse é o nosso objetivo.”
A versão de Dani Filth
Numa longa carta compartilhada na última sexta-feira (29), Dani Filth elogiou a sua equipe de empresários e questionou a forma como Zoë aproveitou a situação para, em suas palavras, difamar o grupo. Porém, em nova postagem nesta segunda-feira (1º), o cantor suavizou o tom e comunicou o público que a sua mãe está com um câncer não especificado em estágio avançado.
Na mais recente publicação, o frontman pediu desculpas por ter exposto no último texto fatos pessoais que não deveriam ter sido divididos abertamente – provavelmente, os problemas dos ex-colegas com bebidas e discussões matrimoniais. Por outro lado, manteve a posição de que as queixas do casal são “falsas e prejudiciais” e contou a respeito da difícil situação familiar vivida nos bastidores, que teria sido agravada com todo o conflito.
“Depois de um longo dia de reflexão na estrada, quero fazer uma declaração final sobre os acontecimentos recentes. Primeiro, reconheço que, na minha última mensagem, deixei que o cansaço e a frustração me levassem a compartilhar mais detalhes pessoais do que provavelmente seria necessário. Por isso, peço desculpas. A veracidade do meu relato permanece, mas, por respeito a todos os envolvidos, não comentarei mais questões pessoais em público.
O que preciso abordar, no entanto, são as acusações de ‘roubo’ e ‘exploração’ feitas contra mim, a banda e nossa equipe de gestão. Essas alegações são falsas e prejudiciais. Mantemos registros claros que provam o contrário, e qualquer disputa será tratada da forma adequada, não por meio de um julgamento nas redes sociais.
Também quero falar de algo mais pessoal. Como Zoë e Ashok sabem muito bem, minha mãe está atualmente enfrentando um câncer em estágio 4, uma luta que exige toda a sua força. Ela viu a onda de ataques online direcionados a mim e isso só aumentou seu sofrimento. Independentemente do que mais seja dito, espero que possamos concordar que arrastar famílias para esse turbilhão é uma crueldade que nenhum de nós deveria desejar ao outro.
Para Zoe e Ashok: apesar de tudo, desejo-lhes o bem. Compartilhamos ótimos momentos juntos e sempre serei grato por essas memórias. Mas não permitirei que calúnias infundadas definam esta banda ou diminuam o trabalho que dedicamos a ela.O show deve continuar e falo sério. Nosso foco continua sendo entregar os próximos shows com a paixão que nossos fãs merecem e construir uma base mais forte e clara para todos os nossos músicos daqui para frente.”
Zoë Marie Federoff responde
Por ter sido mencionada, Zoë Marie Federoff respondeu à declaração poucas horas mais tarde, antes mesmo de Marek “Ashok” Smerda. Por meio do Facebook, a tecladista e cantora lamentou o quadro de saúde da mãe de Dani Filth e deixou claro que condena “qualquer um que tente envolvê-la nisso”.
Apesar de ter chamado a publicação mais recente de “passo positivo”, a musicista criticou novamente o líder do Cradle of Filth pela falta de diálogo e resolução e deu a entender que levará o caso para os tribunais. Rebatendo ainda as acusações de que o alcoolismo e brigas no casamento com Ashok afetaram a banda, ela escreveu:
“Gostaríamos de emitir uma declaração em resposta à mais recente feita por Dani Filth. Consideramos isso um passo positivo.
Sabemos que sua mãe está lutando contra o câncer e desejamos o melhor a ela nessa batalha. Pelo que me lembro, fui uma das primeiras pessoas da banda a quem você contou. Tenho rezado por ela desde então e condeno qualquer um que tente envolvê-la nisso.
Dito isso, não tornamos públicas questões pessoais que tivemos em relação ao comportamento cotidiano de ninguém. Apoiamos fortemente o caminho de qualquer pessoa rumo à sobriedade. Nosso foco permanece nas questões de negócios e no ambiente de trabalho. Contestamos qualquer alegação de que o alcoolismo ou o consumo de álcool tenha levado a essa situação atual. Mantemos que foram meses tentando falar com você, Dan, tentando fazê-lo entender a situação das pessoas que trabalham para você. O seu silêncio e sua recusa em dialogar se tornaram ensurdecedores. Nós saímos porque todos os sinais que você nos dava transmitiam a impressão de que não se importava e, pior ainda, que você de fato permitiu que a gestão nos enganasse e mentisse para nós. A responsabilidade por essas coisas, no fim das contas, recai sobre você.
Estamos desapontados por você ter recorrido a questões pessoais e especulações sobre o nosso casamento, e seguimos sem planos de recorrer a ataques pessoais contra você. Queremos o melhor para você e para sua nova família com Sofiya. Queremos que você melhore como líder, Dan. Queremos que administre a banda melhor e trate as pessoas melhor. Ninguém deseja o fim do Cradle of Filth como conceito artístico. Trata-se de uma instituição de grande criatividade que traz alegria às pessoas. Nós e outros queremos o fim dos maus acordos que prejudicam as pessoas. Tentamos conversar com você por meses sobre tudo isso. Não precisava ter chegado a esse ponto. Cuide das pessoas que compõem músicas para você e tocam nos seus shows.
Provavelmente, e infelizmente, veremos você apenas no tribunal. Mas nunca duvide, nem por um momento, de que eu consigo enxergar humanidade em você e os resquícios de consciência que ainda existem.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
