Todos os quatro integrantes dos Beatles compunham. Embora grande parte das músicas do Fab Four tenha sido atribuída a Paul McCartney e John Lennon, George Harrison e Ringo Starr também receberam créditos como autores.
Ainda assim, na opinião de Harrison, foi Lennon quem assinou as melhores canções do grupo, como “I Am Walrus”, “Glass Onion” e “Strawberry Fields Forever”. A opinião foi manifestada durante entrevista concedida à Guitar World em 1988 e relembrada pela Far Out Magazine.
Na ocasião, o saudoso guitarrista declarou:
“Na minha opinião, John compôs as melhores músicas dos Beatles que consigo lembrar, como ‘I Am Walrus’, ‘Glass Onion’ e ‘Strawberry Fields’, músicas que são claramente dele. Sabe, eu sinto falta desse lado. Sinto falta disso na música, quando ouço outros discos. Não tem ninguém que faça algo tão bacana, divertido, incomum, sarcástico e amoroso ao mesmo tempo.”
Harrison chegou a dizer que uma das suas maiores dificuldades era manter o mesmo nível de composição da dupla Lennon-McCartney. Num bate-papo de 1969, o músico admitiu:
“O mais difícil para mim é acompanhar as músicas de Paul e John. As músicas deles mais antigas não eram tão boas quanto são agora, e, obviamente, foram ficando cada vez melhores e é isso que eu preciso fazer. […] Eu costumava ficar travado na hora de contar para John, Paul e Ringo que tinha uma música para os álbuns, porque sentia que, naquele momento, estava tentando competir. Não quero que os Beatles gravem bobagem por minha causa só porque fui eu que compus e, por outro lado, não quero gravar bobagem só porque eles que compuseram. O grupo vem em primeiro lugar.”
O método de escrita de John também virou uma referência para o guitarrista. Ao explicar como criou “Something” novamente em 1969, ele revelou um importante conselho que recebeu do amigo e que mudou o seu processo de criatividade:
“John me deu uma dica útil uma vez: quando começar a compor a música, tente terminá-la imediatamente, enquanto ainda estiver no clima. E aprendi isso conforme ganhei experiência. Porque, se você volta a uma música depois, já está em um estado de espírito totalmente diferente, e fica mais difícil. Às vezes é mais fácil, mas no geral é mais difícil retomar algo. Por isso, agora eu tento terminar as músicas imediatamente.”
Sobre George Harrison
Nascido em Liverpool, Inglaterra, entrou no The Quarrymen aos 15 anos. Permaneceu por toda a evolução do grupo, até chegar aos Beatles, ficando na banda até seu final.
Logo a seguir, deu início a uma carreira solo que não foi tão constante, mas se destacou por seguir caminhos diferentes em comparação aos colegas, integrando aspectos filosóficos e idealistas ao conteúdo.
Também foi o responsável pela formação do Traveling Wilburys, supergrupo que contava com Bob Dylan, Tom Petty, Jeff Lynne e Roy Orbison. Ainda participou de álbuns de Cream, Eric Clapton, James Taylor, Gary Moore, Paul Simon, Badfinger, Jim Capaldi e trabalhos solo de seus antigos colegas de banda, entre vários outros.
Morreu de câncer aos 58 anos, no dia 29 de novembro de 2001.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
