...

Por que Metallica dividiu “Load” e “Reload” em dois álbuns, segundo Bob Rock

Originalmente, discos lançados em 1996 e 1997 seriam material único duplo, porém banda precisou mudar os planos

Entre 1995 e 1996, o Metallica esteve em estúdio dedicado à gravação de um novo material. As sessões foram tão prolíficas que a banda resolveu dividir as canções criadas à época em dois polêmicos discos: “Load” (1996) e “Reload” (1997). 

Originalmente, a ideia era disponibilizar um álbum duplo. Porém, o grupo precisou mudar os planos por um motivo específico, segundo Bob Rock.

- Advertisement -

O produtor responsável pelos projetos revelou recentemente no podcast oficial The Metallica Report que o processo avançava de forma muito lenta. De acordo com o profissional de estúdio, especificamente a gravação dos vocais por parte do vocalista e guitarrista James Hetfield demorou mais do que o habitual para ser concluída.

Sendo assim, caso o Metallica optasse por lançar todas as músicas de uma vez, o trabalho levaria ainda mais tempo para ser finalizado. Conforme transcrição da Guitar, Bob trouxe a seguinte justificativa:

“Acho que gravamos 26 faixas. Estávamos há um ano trabalhando nisso e o James Hetfield só tinha finalizado a parte vocal de, tipo, três músicas. E eu pensei: ‘isso vai levar uns cinco anos, p#rr@’. Então decidimos dividir o álbum. Tivemos que sair da cidade [Sausalito, na Califórnia] porque eles começaram a ter filhos. Eles se casaram e tal e nada estava sendo feito. Então eu disse: ‘precisamos sair daqui [pra voltar o foco]’.”

O próprio James já confessou que ele e os colegas demoraram para terminar as canções. À Guitar World em 1996, o músico mencionou o tópico ao explicar por que a banda descartou a possibilidade de um disco duplo: 

“Estávamos pensando em fazer um disco duplo, mas com o tempo percebemos que não conseguiríamos dar conta de tudo de uma vez. Já estávamos há nove meses gravando e nem tínhamos terminado metade das músicas. Estava difícil demais focar, era coisa demais pra absorver.”

Convite de festival

Outro motivo, nas palavras de Lars Ulrich, envolveu o convite para que o Metallica tocasse no Lollapalooza em 1996. À Metal Hammer em 2007, o baterista relembrou que, para subir ao palco do festival, foi necessário interromper as gravações do material:

“Entramos em estúdio no verão de 1995 para gravar nosso sexto álbum como um disco duplo. Tínhamos 27 músicas compostas e gravamos todas elas durante o verão e o outono de 1995. Então, em janeiro de 1996, soubemos que o Lollapalooza estava interessado em nos ter no festival. Naquela altura, já estávamos em estúdio havia sete ou oito meses e começávamos a ficar meio entediados e um pouco inquietos. Então dissemos: ‘ok, em vez de finalizar todo esse material e lançar um disco duplo, por que não dividimos isso em dois álbuns diferentes? Lançamos um no verão, tocamos no Lollapalooza, damos uma volta rápida pelo mundo, depois voltamos, finalizamos o restante das músicas e lançamos outro disco no ano seguinte’. Esse foi o plano que fizemos em janeiro de 1996 e foi exatamente o que seguimos.”

Metallica, “Load” e “Reload”

Sexto álbum de inéditas do Metallica, “Load” contava com passagens que flertavam com hard, southern e rock alternativo. Com 78 minutos e 59 segundos, é o trabalho mais longo da carreira da banda, ocupando todo o espaço disponível na capacidade do CD – a última faixa, “The Outlaw Torn”, chegou a ter uma parte cortada na edição final para se adaptar aos limites do formato.

Mesmo com toda a repercussão negativa, chegou ao topo das principais paradas mundiais, vendendo cerca de 15 milhões de cópias. Ganhou disco de ouro no Brasil.

Já “Reload” foi disponibilizado um ano mais tarde, contando com a segunda parte do material criado nas mesmas sessões. Foi o último trabalho autoral com a presença do baixista Jason Newsted. Chegou ao número 1 nos Estados Unidos e vendeu mais de 8 milhões de cópias em todo o mundo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Metallica dividiu “Load” e “Reload” em dois álbuns, segundo Bob...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades