...

A característica que torna Lars Ulrich comparável a John Bonham, segundo Bob Rock

Chamando baterista do Metallica de "gênio", produtor também fez um paralelo entre o músico e o saudoso Keith Moon

Bob Rock sempre foi um grande fã do Led Zeppelin. Muito antes de virar um aclamado produtor, ele já ouvia a banda com admiração — e credita o álbum homônimo de estreia “Led Zeppelin” (1969) como responsável por mudar sua vida. Anos depois, ao trabalhar com o Metallica, o profissional de estúdio notou uma certa semelhança entre o baterista Lars Ulrich e o saudoso John Bonham

Durante recente aparição no podcast oficial The Metallica Report, o assunto surgiu quando Bob relembrou o momento em que ouviu as demos do álbum homônimo de 1991, conhecido como “Black Album”. Era a primeira vez que o produtor colaborava com o quarteto e logo percebeu a seguinte dinâmica: Lars tocava em função do vocalista e guitarrista James Hetfield, assim como Bonzo fazia com o guitarrista Jimmy Page.

- Advertisement -

Citando ainda o The Who como exemplo, o profissional explicou conforme transcrição da Loudwire

“Lars toca em função do James. As viradas dele acompanham os riffs do James. Keith Moon tocava em função do (Pete) Townshend. John Bonham tocava em função do (Jimmy) Page […]. Ele tem o estilo dele. Se ele apenas fizesse o básico, tipo ‘tum-pá’, não seria o Metallica. Então, pra ser bem honesto, eu acho que ele é um gênio.”

No passado, Bob também saiu em defesa da criticada bateria de Lars com o mesmo argumento. À revista Tape Op em 2017, o produtor – que esteve em estúdio com o Metallica até a década seguinte com “St. Anger” (2003) – comparou o integrante do quarteto novamente com o falecido Keith Moon e destacou: 

“O que torna a bateria de Lars tão maravilhosa e única é que ele é reativo à música. O ‘Black Album’ foi ele conscientemente tentando ser mais um cara de contratempo. A maioria de seus preenchimentos vem do fato de que ele toca acompanhando o riff, muito parecido com o que Keith Moon fazia junto de Pete Townshend. Lars Ulrich sempre tocou no ritmo de James Hetfield. Não acredito que ele pense nos termos que a maioria dos bateristas pensa. Acho que ele vive em um mundo musical que é único. Toca de acordo com os outros, ao invés de tentar controlar.”

A admiração de Lars Ulrich por John Bonham

Quando perguntado sobre o maior baterista de todos os tempos durante entrevista ao programa The Howard Stern Show em 2020, Lars Ulrich deixou claro que é uma resposta difícil. No entanto, não hesitou e escolheu Bonzo sob a seguinte justificativa: 

“Tenho sido perguntado sobre o melhor baterista da história há 40 anos e é muito difícil responder. Sem desrespeito ao Neil, mas eu escolheria John Bonham. Músicas como ‘When the Levee Breaks’ e ‘All My Love’ são basicamente o modelo do groove que eu continuo querendo trazer para o Metallica. É a minha inspiração. ‘When the Levee Breaks’ mostra o Bonham clássico. A bateria é grandiosa, estrondosa, com muita ambiência. Ele tinha um peso maior, tocava com muita força… soa como um verdadeiro trovão.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA característica que torna Lars Ulrich comparável a John Bonham, segundo Bob...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades