Bob Rock sempre foi um grande fã do Led Zeppelin. Muito antes de virar um aclamado produtor, ele já ouvia a banda com admiração — e credita o álbum homônimo de estreia “Led Zeppelin” (1969) como responsável por mudar sua vida. Anos depois, ao trabalhar com o Metallica, o profissional de estúdio notou uma certa semelhança entre o baterista Lars Ulrich e o saudoso John Bonham.
Durante recente aparição no podcast oficial The Metallica Report, o assunto surgiu quando Bob relembrou o momento em que ouviu as demos do álbum homônimo de 1991, conhecido como “Black Album”. Era a primeira vez que o produtor colaborava com o quarteto e logo percebeu a seguinte dinâmica: Lars tocava em função do vocalista e guitarrista James Hetfield, assim como Bonzo fazia com o guitarrista Jimmy Page.
Citando ainda o The Who como exemplo, o profissional explicou conforme transcrição da Loudwire:
“Lars toca em função do James. As viradas dele acompanham os riffs do James. Keith Moon tocava em função do (Pete) Townshend. John Bonham tocava em função do (Jimmy) Page […]. Ele tem o estilo dele. Se ele apenas fizesse o básico, tipo ‘tum-pá’, não seria o Metallica. Então, pra ser bem honesto, eu acho que ele é um gênio.”
No passado, Bob também saiu em defesa da criticada bateria de Lars com o mesmo argumento. À revista Tape Op em 2017, o produtor – que esteve em estúdio com o Metallica até a década seguinte com “St. Anger” (2003) – comparou o integrante do quarteto novamente com o falecido Keith Moon e destacou:
“O que torna a bateria de Lars tão maravilhosa e única é que ele é reativo à música. O ‘Black Album’ foi ele conscientemente tentando ser mais um cara de contratempo. A maioria de seus preenchimentos vem do fato de que ele toca acompanhando o riff, muito parecido com o que Keith Moon fazia junto de Pete Townshend. Lars Ulrich sempre tocou no ritmo de James Hetfield. Não acredito que ele pense nos termos que a maioria dos bateristas pensa. Acho que ele vive em um mundo musical que é único. Toca de acordo com os outros, ao invés de tentar controlar.”
A admiração de Lars Ulrich por John Bonham
Quando perguntado sobre o maior baterista de todos os tempos durante entrevista ao programa The Howard Stern Show em 2020, Lars Ulrich deixou claro que é uma resposta difícil. No entanto, não hesitou e escolheu Bonzo sob a seguinte justificativa:
“Tenho sido perguntado sobre o melhor baterista da história há 40 anos e é muito difícil responder. Sem desrespeito ao Neil, mas eu escolheria John Bonham. Músicas como ‘When the Levee Breaks’ e ‘All My Love’ são basicamente o modelo do groove que eu continuo querendo trazer para o Metallica. É a minha inspiração. ‘When the Levee Breaks’ mostra o Bonham clássico. A bateria é grandiosa, estrondosa, com muita ambiência. Ele tinha um peso maior, tocava com muita força… soa como um verdadeiro trovão.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
