Tom Morello ficou responsável pela direção musical do Back to the Beginning, festival idealizado para a despedida do Black Sabbath e de Ozzy Osbourne dos palcos, ocorrido no último sábado (5), em Birmingham, na Inglaterra. O guitarrista do Rage Against the Machine não só tocou na ocasião, como também ajudou na curadoria juntamente de Sharon Osbourne, empresária e esposa do Madman.
Foi ele quem chamou nomes como Metallica, Tool e Jake E. Lee. Ao longo do processo, porém, o músico quase esqueceu de convocar uma grande banda: o Guns N’ Roses — acrescentado ao lineup dias depois do anúncio oficial, apesar de Duff McKagan (baixo) e Slash (guitarra) terem sido confirmados individualmente na primeira leva.
Durante entrevista ao programa The Strombo Show, Morello contou que o próprio GN’R entrou em contato diante da “exclusão”. Conforme transcrição da Ultimate Guitar, ele disse:
“O objetivo era simples: fazer desse o maior dia da história do heavy metal. E, para isso, quando você liga dizendo ‘o Black Sabbath e o Ozzy Osbourne querem que você toque no último show deles’, as pessoas ficam interessadas. Então, primeiro eu garanti o Metallica, depois o Tool e assim foi indo. Os artistas também começaram a me ligar. O Guns N’ Roses, por exemplo, falou: ‘você ainda não chamou a gente.’ E eu disse: ‘pelo amor de Deus, a gente adoraria ter vocês’.”
O guitarrista do RATM também aproveitou para explicar que o convite para o posto veio diretamente de Sharon Osbourne, esposa e empresária de Ozzy, há mais de um ano. Por sua relação próxima com o heavy metal, logo aceitou, como relembrado:
“Há mais de um ano, encontrei a Sharon. Ela disse: ‘O Ozzy e o Black Sabbath vão fazer um último show e estávamos pensando que gostaríamos que você fosse o curador de tudo’. […]. O heavy metal foi o gênero que me fez amar música. E o Black Sabbath inventou o heavy metal e é uma das maiores bandas de todos os tempos.”
Tom Morello e Guns N’ Roses
Ao longo dos anos, Tom Morello colaborou em mais de uma ocasião com um integrante do Guns N’ Roses. Em 2020, o membro do Rage Against the Machine lançou a faixa “Interstate 80” ao lado do guitarrista Slash.
Então, em 2023, os dois artistas tocaram a canção no Graspop Metal Meeting em Dessel, na Bélgica. Já em fevereiro deste ano, em show beneficente em Los Angeles, nos Estados Unidos, apresentaram a mesma música, além de “Kick Out The Jams”, um cover do MC5, e “Dirty Deeds Done Dirt Cheap”, releitura do AC/DC. Ainda em 2015, dividiram o palco com Ozzy Osbourne no festival Voodoo Music Experience, em Nova Orleans.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
