Em 1972, os Rolling Stones tiveram uma de suas guitarras mais importantes roubada. À época, a Gibson Les Paul Standard 1959 de Mick Taylor estava sendo usada nas gravações do álbum “Exile On Main St.” (1972), quando, supostamente, traficantes invadiram a Villa Nellcôte — mansão no sul da França onde a banda trabalhava — e levaram o instrumento.
Desde então, o paradeiro do modelo permanecia um mistério. Até que, agora, a guitarra curiosamente apareceu numa nova exposição do Metropolitan Museum of Art de Nova York, nos Estados Unidos, sem qualquer explicação.
O museu recebeu em maio um lote com cerca de 500 guitarras fabricadas entre 1920 e 1970. Quem cedeu o instrumento foi o colecionador Dirk Ziff, que o descreveu como a guitarra usada por Keith Richards durante a apresentação no “Ed Sullivan Show” em 1964.
Pouco mais tarde, em 1967, o integrante vendeu o modelo para Mick, que se preparava para entrar no Bluesbreakers. Sabe-se que a mesma guitarra também foi tocada por Jimmy Page, do Led Zeppelin, durante sua fase como músico de estúdio, e por Eric Clapton, que a usou em uma apresentação do Cream em 1966.
Devido às características únicas, Marlies Damming, empresária de Mick, reconheceu o item perdido. Em nota, a profissional explicou:
“Existem inúmeras fotos de Mick Taylor tocando essa Les Paul, já que ela era sua guitarra principal até desaparecer. O interessante sobre essas Les Pauls vintage é que elas têm um desenho único no tampo, como uma impressão digital.”
A Classic Rock entrou em contato com o museu para entender o futuro do instrumento, mas não obteve retorno. Uma fonte anônima acrescentou ao Page Six:
“Taylor diz que nunca recebeu indenização pelo roubo e está perplexo sobre como a guitarra foi parar no acervo da Met.”
Rolling Stones atualmente
Não há turnês ou compromissos públicos para os Rolling Stones em 2025. Fãs achavam que a banda inglesa estaria apenas descansando, mas pode não ser o caso.
Um tabloide inglês garante que Mick Jagger, Keith Richards e Ronnie Wood estão em estúdio. Segundo a apuração, o grupo trabalha no álbum sucessor de “Hackney Diamonds” (2023).
De acordo com o The Sun (via Music Radar), está de volta, ainda, o produtor Andrew Watt (Ozzy Osbourne, Elton John, Post Malone, Lady Gaga, Pearl Jam, Iggy Pop e outros), o mesmo do disco anterior. Os trabalhos teriam sido iniciados em abril, no Metropolis Studio, em Londres, local onde o registro estaria em processo de finalização.
Diz uma fonte:
“Mick, Keith e Ronnie têm gravado secretamente seu novo disco, com seu baterista Steve Jordan. Eles têm 13 músicas com as quais estão contentes e estão discutindo quando poderão lança-las.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
