...

O curioso paradeiro da guitarra Gibson Les Paul roubada dos Rolling Stones em 1972

Instrumento que pertencia a Mick Taylor sumiu durante a gravação do disco “Exile On Main St.” (1972) e, até então, nunca havia sido encontrado

Em 1972, os Rolling Stones tiveram uma de suas guitarras mais importantes roubada. À época, a Gibson Les Paul Standard 1959 de Mick Taylor estava sendo usada nas gravações do álbum “Exile On Main St.” (1972), quando, supostamente, traficantes invadiram a Villa Nellcôte — mansão no sul da França onde a banda trabalhava — e levaram o instrumento. 

Desde então, o paradeiro do modelo permanecia um mistério. Até que, agora, a guitarra curiosamente apareceu numa nova exposição do Metropolitan Museum of Art de Nova York, nos Estados Unidos, sem qualquer explicação. 

- Advertisement -

O museu recebeu em maio um lote com cerca de 500 guitarras fabricadas entre 1920 e 1970. Quem cedeu o instrumento foi o colecionador Dirk Ziff, que o descreveu como a guitarra usada por Keith Richards durante a apresentação no “Ed Sullivan Show” em 1964. 

Pouco mais tarde, em 1967, o integrante vendeu o modelo para Mick, que se preparava para entrar no Bluesbreakers. Sabe-se que a mesma guitarra também foi tocada por Jimmy Page, do Led Zeppelin, durante sua fase como músico de estúdio, e por Eric Clapton, que a usou em uma apresentação do Cream em 1966.

Devido às características únicas, Marlies Damming, empresária de Mick, reconheceu o item perdido. Em nota, a profissional explicou:

“Existem inúmeras fotos de Mick Taylor tocando essa Les Paul, já que ela era sua guitarra principal até desaparecer. O interessante sobre essas Les Pauls vintage é que elas têm um desenho único no tampo, como uma impressão digital.”

A Classic Rock entrou em contato com o museu para entender o futuro do instrumento, mas não obteve retorno. Uma fonte anônima acrescentou ao Page Six:

“Taylor diz que nunca recebeu indenização pelo roubo e está perplexo sobre como a guitarra foi parar no acervo da Met.”

Rolling Stones atualmente

Não há turnês ou compromissos públicos para os Rolling Stones em 2025. Fãs achavam que a banda inglesa estaria apenas descansando, mas pode não ser o caso.

Um tabloide inglês garante que Mick Jagger, Keith Richards e Ronnie Wood estão em estúdio. Segundo a apuração, o grupo trabalha no álbum sucessor de “Hackney Diamonds” (2023).

De acordo com o The Sun (via Music Radar), está de volta, ainda, o produtor Andrew Watt (Ozzy Osbourne, Elton John, Post Malone, Lady Gaga, Pearl Jam, Iggy Pop e outros), o mesmo do disco anterior. Os trabalhos teriam sido iniciados em abril, no Metropolis Studio, em Londres, local onde o registro estaria em processo de finalização.

Diz uma fonte:

“Mick, Keith e Ronnie têm gravado secretamente seu novo disco, com seu baterista Steve Jordan. Eles têm 13 músicas com as quais estão contentes e estão discutindo quando poderão lança-las.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasO curioso paradeiro da guitarra Gibson Les Paul roubada dos Rolling Stones...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades