Aos 89 anos, Buddy Guy continua em plena atividade. Nesta quarta-feira (30), o consagrado guitarrista disponibilizou o seu mais novo álbum de estúdio, “Ain’t Done With the Blues”. Além disso, o bluesman vem desde maio excursionando com a turnê “Damn Right Encore!”, que tem datas marcadas nos Estados Unidos até agosto.
E não há planos de parar. Apesar da idade avançada, o músico sequer cogita aposentadoria da música.
Conversando recentemente com a Guitarist, ele explicou o motivo para manter-se na estrada: uma promessa que fez para saudosos colegas de profissão.
Buddy declarou:
“Pensei em me aposentar duas vezes. Mas pensei em todos aqueles grandes músicos do blues que já não estão mais entre nós, como B.B. King e Lightnin’ Hopkins, e eles costumavam me dizer: ‘você precisa continuar tocando e representando o blues’, porque esse tipo de música já nem toca mais no rádio ou em qualquer outro lugar. Aí eu disse pra mim mesmo: ‘bom, Buddy, é melhor aguentar mais um pouco’. Minha saúde não está tão ruim, então continuo fazendo o que sempre fiz. Toda vez que subo no palco, só tento tocar o melhor que consigo.”
Foi exatamente essa a ideia que guiou a criação do “Ain’t Done With the Blues”. Num comunicado divulgado à época do anúncio em junho, o artista pontuou (via Stereogum):
“Este álbum é sobre onde eu passei, para onde estou indo e sobre as pessoas com quem aprendi tudo. Muddy, Wolf, Walter, Sonny Boy, BB, eu poderia continuar por horas. Antes de partirem, eles costumavam dizer: ‘cara, se você viver mais do que eu, apenas mantenha o blues vivo’, e estou tentando cumprir essa promessa. Agora, não consigo mais levantar a perna como antes, nem pular do palco como fazia aos 20 ou 30 anos, mas vou dar tudo o que tenho enquanto ainda tiver forças.”
Em 2022, Buddy chegou a anunciar que a turnê “Damn Right Encore!” — finalizada em setembro do ano passado — marcaria a sua despedida dos palcos. À Guitar World, antes de mudar de ideia, justificou a decisão da seguinte maneira:
“Não quero que ninguém saia do meu show pensando: ‘ele não soa bem. Eu vi caras como B.B. King, Howlin’ Wolf e Muddy Waters, tocando até ficarem velhos. Muitas vezes, quando você vê gente mais velha tocando, você pensa: ‘cara… eles simplesmente não soam como quando eram mais novos’. Lembro-me de ouvir alguns dos meus heróis quando eles ficaram mais velhos e pensar que não era a mesma coisa.”
Sobre Buddy Guy
Com 89 anos, George “Buddy” Guy possui 8 estatuetas do Grammy em sua coleção, incluindo uma pelo conjunto de sua obra. Ainda foi homenageado no Rock and Roll Hall of Fame e Kennedy Center Honors, entre outros.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
