...

O segredo para o sucesso de Ghost e Sleep Token, segundo Ihsahn

Para líder do Emperor, é claro o motivo pelo qual tais bandas, incluindo também o Slipknot, conseguiram espaço no cenário musical

Ihsahn defende que misturar vida pessoal e profissional nem sempre é o melhor caminho para um artista. Para o líder do Emperor, esse distanciamento, aliás, ajuda a explicar o sucesso de bandas como Ghost e Sleep Token.

Ao programa Metal Global, o cantor introduziu o assunto ao relembrar a mística envolvendo Kiss e Alice Cooper décadas atrás. No passado, segundo suas palavras, não existiam redes sociais ou uma superexposição de grupos do rock e do metal. Isso trazia um certo mistério que, ao seu ver, era extremamente positivo. 

- Advertisement -

Conforme transcrição da Ultimate Guitar, ele primeiramente explicou: 

“Ver o Kiss e o Alice Cooper era algo mítico. Lembro quando fui ao meu primeiro show do Iron Maiden, eu não conseguia acreditar que estava respirando o mesmo ar que os próprios integrantes do Iron Maiden. A gente não tinha redes sociais, não sabia o que eles tinham comido no almoço antes de subir ao palco. E tudo isso tira um pouco do mistério, especialmente no universo do metal, eu acho.”

Sendo assim, ele acredita que o Ghost e o Sleep Token, conhecidos por tocarem mascarados, chamaram atenção justamente por causa do anonimato. No caso da primeira citada, após anos de atividade, em 2017, foi confirmado que Tobias Forge era o líder por trás do grupo. Já no caso da segunda, apesar de especulações, até hoje não há confirmações oficiais a respeito da identidade dos membros.

Citando ainda o Slipknot, Ihsahn argumentou:

“Eu diria que grande parte do sucesso de bandas como Ghost, Sleep Token ou Slipknot vem das máscaras, de todo o conceito visual e, claro, do fato de conseguirem manter o anonimato. As pessoas querem essa ideia teatral e misteriosa.”

Coube ainda o exemplo do Judas Priest. Segundo o frontman, o vocalista Rob Halford é uma das “pessoas mais gentis e humildes que existem”, mas, em cima do palco, assume um certo papel de superioridade, porque é exatamente o que o público espera: 

“Tive a sorte de conhecer Rob Halford. E ele é, como qualquer um que já o conheceu vai confirmar, uma das pessoas mais gentis e humildes que existem. Mas quando ele sobe no palco, ele é o ‘Metal God’. No palco, você não quer humildade, você quer o ‘Metal God’. Você quer o drama, todo o ritual. Penso que, com toda essa hiperconexão pessoal hoje em dia, a gente perde um pouco disso.”

Lógica similar para o Emperor

Nas palavras de Ihsahn, a mesma lógica vale para o Emperor. Conversando com a Metal Hammer no ano passado, o cantor afirmou que, se na época de surgimento do grupo já existisse o nível de superexposição das redes sociais de hoje, talvez a carreira dele e dos colegas nem tivesse decolado:

“Com as redes sociais hoje em dia, você fica muito próximo do artista — o que nem sempre é algo bom. É quase o oposto do que acontece com bandas como Ghost ou Sleep Token, que mantêm essa distância entre o artista e a música. Não sei se as pessoas teriam se conectado com os nossos primeiros álbuns se tivessem tido a imagem de um bando de adolescentes cheios de espinhas.”

Sobre Ihsahn

Vocalista e guitarrista, Vegard Tveitan – nome verdadeiro de Ihsahn – fundou o Emperor com o guitarrista Samoth (Tomas Haugen) em 1991. A banda se tornou parte do movimento conhecido como “inner circle do black metal”, também composto por Mayhem e Darkthrone, entre outros. O grupo tinha como centro a loja de discos Helvete, de Oslo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO segredo para o sucesso de Ghost e Sleep Token, segundo Ihsahn
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades