...

Morrissey cancela show na Suécia por exaustão e “zero apoio da indústria musical”

"Nenhuma gravadora quer lançar nossa música, nenhuma rádio quer tocá-la", alegou o cantor em comunicado publicado em seu site oficial

Morrissey continua com uma agenda instável. Após suspender compromissos que tinha na Espanha e nos Estados Unidos recentemente, o ex-frontman do The Smiths agora cancelou o show marcado em Estocolmo, na Suécia, na última segunda-feira (23). 

Um comunicado enviado pelo Hovet, pavilhão onde aconteceria a performance, confirmou que o principal motivo para a decisão envolveu o “cansaço da banda e da equipe”, que vem excursionando pela Europa desde o fim de maio. Conforme o NME, o texto destacou:  

- Advertisement -

“Devido ao cansaço da banda e da equipe, a apresentação principal de Morrissey no Hovet foi cancelada. Reembolsos estarão disponíveis no local de compra. A participação no programa Allsång på Skansen também foi cancelada.”

Por meio de seu site oficial, o próprio cantor trouxe uma nota a respeito do assunto. Em suas palavras, o desejo de tocar em países da região escandinava é grande, mas “não há nenhum apoio financeiro das gravadoras” e “indústria musical”, o que, somado à exaustão, impossibilitou a viagem. 

Confirmando que o compromisso em Berlim, na Alemanha, nesta sexta-feira (27), segue agendado, ele escreveu: 

“A dor de não chegar a Estocolmo esta semana é horrível para a banda e para a equipe. Sei que é impossível para as pessoas entenderem, mas sonhamos com Estocolmo, Reykjavik, Trondheim, Helsinque, Aarhus, mas não há nenhum apoio financeiro das gravadoras para nos levar a esses lugares. Nos últimos sete dias, viajamos por seis países e estamos muito exaustos. Mal conseguimos enxergar. Rezamos a Deus para que alguém, em algum lugar, nos ajude a tocar na Suécia, Noruega, Finlândia, Islândia, Dinamarca [nota: onde tocou no dia 21 de junho], onde temos milhares e milhares de fãs, mas, ao mesmo tempo, não recebemos nenhum apoio da indústria musical. Nenhuma gravadora quer lançar nossa música, nenhuma rádio quer tocá-la… e mesmo assim nossas vendas de ingressos são incríveis. O que isso nos diz sobre a arte em 2025? Seguimos para Berlim, no dia 27 de junho. Se Deus permitir, todos nós estaremos juntos. Amo todos vocês com o que resta do meu coração condenado.”

Morrissey manifesta problemas com gravadoras há anos. Depois de ter sido dispensado da BMG em 2020 supostamente por seus posicionamentos políticos, o artista assinou com a Capitol Records, que teria prometido o lançamento de seu próximo disco “Bonfire of Teenagers”. Contudo, o álbum não saiu como planejado e o vocalista cortou relações com a empresa em 2022.

Conversando com o The Telegraph em setembro do ano passado, o cantor alegou que nenhuma gravadora quer lançar o material. Ao seu ver, o problema é a repercussão que o trabalho poderia causar na mídia:

“Todas as grandes gravadoras de Londres recusaram ‘Bonfire of Teenagers’, embora também tenham admitido que é uma obra-prima. E, apesar de não ter nada de insultuoso ou provocador na faixa-título, os chefes das gravadoras dizem que estão preocupados que o The Guardian tornaria a vida deles um inferno se apoiassem qualquer tipo de trabalho desse tipo.”

Histórico de Morrissey 

Morrissey vem de uma sucessão de cancelamentos. Neste mês de junho, o cantor suspendeu uma apresentação em Madri, na Espanha, por causa de “um caso agudo de sinusite”. No início de maio, o ex-frontman do The Smiths perdeu duas datas nos Estados Unidos pelos mesmos motivos, entre outros cancelamentos.

Para completar, o cantor tem um histórico de apresentações canceladas no Brasil desde 2013, quando alegou problemas pessoais para faltar aos compromissos em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. No resto da América Latina, o motivo divulgado foi uma intoxicação alimentar.

Morrissey deveria ter retornado ao Brasil e América Latina em setembro de 2023, para apresentações na capital paulista e Brasília. Devido a um quadro de dengue, os compromissos foram adiados para fevereiro do ano passado. Por fim, acabaram cancelados.

À época, o cantor relatou um “quadro de esgotamento físico pelo qual está recebendo atenção médica e foi orientado a repousar e permanecer em Zurique, na Suíça”.

No segundo semestre, Morrissey leva sua banda à América do Norte e depois à América do Sul, incluindo apresentação única no Brasil, em São Paulo, agendada para o dia 12 de novembro. México, Argentina, Chile e Peru também estão no roteiro.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasMorrissey cancela show na Suécia por exaustão e “zero apoio da indústria...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades