Morrissey continua com uma agenda instável. Após suspender compromissos que tinha na Espanha e nos Estados Unidos recentemente, o ex-frontman do The Smiths agora cancelou o show marcado em Estocolmo, na Suécia, na última segunda-feira (23).
Um comunicado enviado pelo Hovet, pavilhão onde aconteceria a performance, confirmou que o principal motivo para a decisão envolveu o “cansaço da banda e da equipe”, que vem excursionando pela Europa desde o fim de maio. Conforme o NME, o texto destacou:
“Devido ao cansaço da banda e da equipe, a apresentação principal de Morrissey no Hovet foi cancelada. Reembolsos estarão disponíveis no local de compra. A participação no programa Allsång på Skansen também foi cancelada.”
Por meio de seu site oficial, o próprio cantor trouxe uma nota a respeito do assunto. Em suas palavras, o desejo de tocar em países da região escandinava é grande, mas “não há nenhum apoio financeiro das gravadoras” e “indústria musical”, o que, somado à exaustão, impossibilitou a viagem.
Confirmando que o compromisso em Berlim, na Alemanha, nesta sexta-feira (27), segue agendado, ele escreveu:
“A dor de não chegar a Estocolmo esta semana é horrível para a banda e para a equipe. Sei que é impossível para as pessoas entenderem, mas sonhamos com Estocolmo, Reykjavik, Trondheim, Helsinque, Aarhus, mas não há nenhum apoio financeiro das gravadoras para nos levar a esses lugares. Nos últimos sete dias, viajamos por seis países e estamos muito exaustos. Mal conseguimos enxergar. Rezamos a Deus para que alguém, em algum lugar, nos ajude a tocar na Suécia, Noruega, Finlândia, Islândia, Dinamarca [nota: onde tocou no dia 21 de junho], onde temos milhares e milhares de fãs, mas, ao mesmo tempo, não recebemos nenhum apoio da indústria musical. Nenhuma gravadora quer lançar nossa música, nenhuma rádio quer tocá-la… e mesmo assim nossas vendas de ingressos são incríveis. O que isso nos diz sobre a arte em 2025? Seguimos para Berlim, no dia 27 de junho. Se Deus permitir, todos nós estaremos juntos. Amo todos vocês com o que resta do meu coração condenado.”
Morrissey manifesta problemas com gravadoras há anos. Depois de ter sido dispensado da BMG em 2020 supostamente por seus posicionamentos políticos, o artista assinou com a Capitol Records, que teria prometido o lançamento de seu próximo disco “Bonfire of Teenagers”. Contudo, o álbum não saiu como planejado e o vocalista cortou relações com a empresa em 2022.
Conversando com o The Telegraph em setembro do ano passado, o cantor alegou que nenhuma gravadora quer lançar o material. Ao seu ver, o problema é a repercussão que o trabalho poderia causar na mídia:
“Todas as grandes gravadoras de Londres recusaram ‘Bonfire of Teenagers’, embora também tenham admitido que é uma obra-prima. E, apesar de não ter nada de insultuoso ou provocador na faixa-título, os chefes das gravadoras dizem que estão preocupados que o The Guardian tornaria a vida deles um inferno se apoiassem qualquer tipo de trabalho desse tipo.”
Histórico de Morrissey
Morrissey vem de uma sucessão de cancelamentos. Neste mês de junho, o cantor suspendeu uma apresentação em Madri, na Espanha, por causa de “um caso agudo de sinusite”. No início de maio, o ex-frontman do The Smiths perdeu duas datas nos Estados Unidos pelos mesmos motivos, entre outros cancelamentos.
Para completar, o cantor tem um histórico de apresentações canceladas no Brasil desde 2013, quando alegou problemas pessoais para faltar aos compromissos em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. No resto da América Latina, o motivo divulgado foi uma intoxicação alimentar.
Morrissey deveria ter retornado ao Brasil e América Latina em setembro de 2023, para apresentações na capital paulista e Brasília. Devido a um quadro de dengue, os compromissos foram adiados para fevereiro do ano passado. Por fim, acabaram cancelados.
À época, o cantor relatou um “quadro de esgotamento físico pelo qual está recebendo atenção médica e foi orientado a repousar e permanecer em Zurique, na Suíça”.
No segundo semestre, Morrissey leva sua banda à América do Norte e depois à América do Sul, incluindo apresentação única no Brasil, em São Paulo, agendada para o dia 12 de novembro. México, Argentina, Chile e Peru também estão no roteiro.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
