...

Por que o Iron Maiden quis dominar o Japão antes dos EUA, segundo Rod Smallwood

Banda realizou primeira turnê mundial em 1981, com o objetivo de alcançar diferentes mercados — em especial o japonês

O ano de 1981 teve grande importância para a história do Iron Maiden. Naquele período, a banda realizou a sua primeira turnê mundial em divulgação ao disco “Killers” (1981), estreando nos palcos da América do Norte, onde abriu para o Judas Priest e UFO. 

Em 1982, a Donzela de Ferro repetiu a dose com a “The Beast on the Road”, desta vez, aumentando expressivamente o itinerário. Segundo o site oficial, o grupo excursionou pelos Estados Unidos e Canadá ao longo de todos os meses entre maio e outubro — ou seja, praticamente metade do ano. 

- Advertisement -

Porém, antes de pensar em conquistar o mercado norte-americano, a meta era outra: dominar o Japão. Também em 1981, o Maiden tocou pela primeira vez no país, realizando apresentações em Tóquio, Osaka e Nagoya, com um objetivo bem específico.

De acordo com Rod Smallwood, a ideia era que o Maiden “fosse uma banda internacional de enorme sucesso”. Pensando nos diferentes tipos de público que os músicos poderiam alcançar ao redor do globo, o empresário quis que a banda estabelecesse uma audiência no Japão, como explicado à Classic Rock (via Guitar): 

“Metal faz parte da realidade mundial e eu sempre quis que o Maiden fosse uma banda internacional de enorme sucesso. Eu queria que a banda se desenvolvesse em vários lugares do mundo ao mesmo tempo. Nós amávamos o Japão. Era uma cultura tão diferente de se vivenciar.”

O próprio site do Maiden traz os mencionados compromissos no Japão e nos Estados Unidos como a confirmação do apelo internacional da banda logo nos primeiros anos de carreira. Diz a biografia

“A resposta entusiasmada ao álbum ‘Killers’, de 1981, confirmaria a crescente suspeita de que o Maiden era uma banda única, e as turnês subsequentes pelo Japão e Estados Unidos, bem como pelo Reino Unido e Europa, confirmariam tanto o apelo internacional do Maiden quanto seu compromisso incansável de alcançar os fãs onde quer que eles estivessem.”

Iron Maiden atualmente

O Iron Maiden deu início à turnê “Run for Your Lives” no último mês de maio. Além de celebrar 50 anos de carreira e conter um setlist somente com músicas do período entre o álbum homônimo de estreia, de 1980, e “Fear of the Dark” (1992), o giro também diferencia-se dos anteriores pela recomendação oficial ao público de que não filme “excessivamente” as performances.

Poucos dias antes da estreia da excursão, a banda divulgou um comunicado assinado pelo empresário Rod Smallwood, pedindo aos fãs que evitassem o uso exacerbado de celulares durante as apresentações. Segundo ele, o objetivo é de que “aproveitem as apresentações de forma direta e não por meio de telas”, visto que os smartphones “são uma distração desnecessária” e “prejudicam principalmente a banda”.

Até o momento, a “Run for Your Lives” só tem datas marcadas na Europa. A expectativa é que o Brasil seja contemplado com turnê no ano seguinte. O país terá visita do vocalista Bruce Dickinson em carreira solo para performance no festival The Town, em 7 de setembro.

A excursão também marca a estreia de Simon Dawson (British Lion) na bateria, ocupando a vaga deixada por Nicko McBrain no final de 2024.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que o Iron Maiden quis dominar o Japão antes dos EUA,...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades