O ano de 1981 teve grande importância para a história do Iron Maiden. Naquele período, a banda realizou a sua primeira turnê mundial em divulgação ao disco “Killers” (1981), estreando nos palcos da América do Norte, onde abriu para o Judas Priest e UFO.
Em 1982, a Donzela de Ferro repetiu a dose com a “The Beast on the Road”, desta vez, aumentando expressivamente o itinerário. Segundo o site oficial, o grupo excursionou pelos Estados Unidos e Canadá ao longo de todos os meses entre maio e outubro — ou seja, praticamente metade do ano.
Porém, antes de pensar em conquistar o mercado norte-americano, a meta era outra: dominar o Japão. Também em 1981, o Maiden tocou pela primeira vez no país, realizando apresentações em Tóquio, Osaka e Nagoya, com um objetivo bem específico.
De acordo com Rod Smallwood, a ideia era que o Maiden “fosse uma banda internacional de enorme sucesso”. Pensando nos diferentes tipos de público que os músicos poderiam alcançar ao redor do globo, o empresário quis que a banda estabelecesse uma audiência no Japão, como explicado à Classic Rock (via Guitar):
“Metal faz parte da realidade mundial e eu sempre quis que o Maiden fosse uma banda internacional de enorme sucesso. Eu queria que a banda se desenvolvesse em vários lugares do mundo ao mesmo tempo. Nós amávamos o Japão. Era uma cultura tão diferente de se vivenciar.”
O próprio site do Maiden traz os mencionados compromissos no Japão e nos Estados Unidos como a confirmação do apelo internacional da banda logo nos primeiros anos de carreira. Diz a biografia:
“A resposta entusiasmada ao álbum ‘Killers’, de 1981, confirmaria a crescente suspeita de que o Maiden era uma banda única, e as turnês subsequentes pelo Japão e Estados Unidos, bem como pelo Reino Unido e Europa, confirmariam tanto o apelo internacional do Maiden quanto seu compromisso incansável de alcançar os fãs onde quer que eles estivessem.”
Iron Maiden atualmente
O Iron Maiden deu início à turnê “Run for Your Lives” no último mês de maio. Além de celebrar 50 anos de carreira e conter um setlist somente com músicas do período entre o álbum homônimo de estreia, de 1980, e “Fear of the Dark” (1992), o giro também diferencia-se dos anteriores pela recomendação oficial ao público de que não filme “excessivamente” as performances.
Poucos dias antes da estreia da excursão, a banda divulgou um comunicado assinado pelo empresário Rod Smallwood, pedindo aos fãs que evitassem o uso exacerbado de celulares durante as apresentações. Segundo ele, o objetivo é de que “aproveitem as apresentações de forma direta e não por meio de telas”, visto que os smartphones “são uma distração desnecessária” e “prejudicam principalmente a banda”.
Até o momento, a “Run for Your Lives” só tem datas marcadas na Europa. A expectativa é que o Brasil seja contemplado com turnê no ano seguinte. O país terá visita do vocalista Bruce Dickinson em carreira solo para performance no festival The Town, em 7 de setembro.
A excursão também marca a estreia de Simon Dawson (British Lion) na bateria, ocupando a vaga deixada por Nicko McBrain no final de 2024.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
