O segundo álbum solo de Bruce Dickinson ganhará uma nova versão, que é classificada como “reinventada”. “Balls to Picasso” (1994) é o primeiro trabalho do vocalista do Iron Maiden a ganhar esse tratamento, que mistura gravações originais com novas orquestrações, adições e mudanças. E três músicos brasileiros estão diretamente envolvidos no projeto.
Com o título de “More Balls to Picasso”, o álbum trará as faixas do disco original reimaginadas e atualizadas. Em nota, Bruce explicou como o projeto surgiu e revelou algumas das mudanças que o álbum terá, incluindo uma novidade em sua faixa mais famosa, a balada “Tears of the Dragon”. Ainda citou um dos colaboradores brasileiros: Adassi Addasi, que tem origem palestina, mas nasceu no Mato Grosso do Sul.
Ele disse:
“Enquanto mixava todo meu catálogo para Dolby Atmos (sistema de áudio), eu tive um incômodo desejo de revisitar e reinventar o disco. Então colocar mais ‘bolas’ em ‘Balls…’ foi um trabalho de amor. É claro, nós melhoramos as guitarras – cortesia de nosso shredder sueco Philip Näslund (guitarrista da banda solo de Bruce) – e adicionamos um belo trabalho de Adassi Addasi em ‘Tears…’ também.”
Outro dos brasileiros do projeto é o guitarrista Conrado Pesinato, responsável por trabalhos de guitarra em faixa ainda não especificada. O terceiro “brazuca” a colaborar com Dickinson é Antonio Teoli, cuja contribuição foi citada pelo vocalista:
“O amigo compositor brasileiro Antonio Teoli adicionou alguns arranjos orquestrais impressionantes e, em uma contribuição única, adicionou instrumentos indígenas da Amazônia (gravados por ele mesmo quando viveu lá!) no início de ‘Gods of War’.”
Pesinato foi o único do trio a não ser citado no material de divulgação. Além das novas roupagens para as faixas já conhecidas, “More Balls to Picasso” trará duas gravações inéditas: versões de “Gods of War” e “Shoot All the Clowns” gravadas ao vivo em estúdio.
Na época, Bruce contava com o produtor Roy Z nas guitarras, junto com sua banda Tribe of Gypsies. A dupla está rompida atualmente, com direito a troca de farpas envolvendo a atual esposa do cantor.
Confira o tracklist de “More Balls to Picasso”:
01. Cyclops
02. Hell No
03. Gods Of War
04. 1000 Points Of Light
05. Laughing In The Hiding Bush
06. Change Of Heart
07. Shoot All The Clowns
08. Fire
09. Sacred Cowboys
10. Tears Of The Dragon
11. Gods Of War (ao vivo no estúdio)
12. Shoot All The Clowns (ao vivo no estúdio)
Revisitando o passado
No início do ano, conversando com a Classic Rock, Bruce Dickinson já havia comentado o projeto de repaginar quase toda sua discografia solo. O frontman do Iron Maiden revelou que “Balls to Picasso” seria o primeiro e o que mais teria diferenças em relação ao original.
“‘Balls to Picasso’ é o álbum em que mais mexemos. Adicionamos mais guitarras, mais teclados e orquestração. Vamos renomeá-lo para ‘More Balls to Picasso’, só para diferenciar [da versão original]. Esse será o primeiro a ser lançado, no próximo mês de agosto. Depois disso, virão ‘Skunkworks’ (1996) e ‘Tattooed Millionaire’ (1990), seguidos por ‘Accident of Birth’ (1997) e também ‘The Chemical Wedding’ (1998), que incluirá algumas faixas que não entraram na versão original.”
Ao mesmo tempo, Dickinson já trabalha no sucessor de seu álbum solo mais recente, “The Mandrake Project” (2024). Atualmente em turnê com o Iron Maiden, grupo que comemora seus 50 anos de idade na “Run for Your Lives Tour”, o vocalista volta a se apresentar com sua “House Band of Hell” no segundo semestre, quando deve viajar pela América do Norte, além de se apresentar no The Town, em São Paulo, em setembro.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
