...

A reação de Bill Ward ao ouvir Tony Iommi tocar pela primeira vez

Baterista e guitarrista tocaram juntos e desenvolveram entrosamento alguns anos antes da formação oficial do Black Sabbath

Antes da formação do Black Sabbath, os futuros integrantes chegaram a tocar juntos em outros projetos. Bill Ward e Tony Iommi, em especial, foram colegas no The Rest e posteriormente no Mythology, tudo isso até se unirem a Geezer Butler e Ozzy Osbourne, então membros do Rare Breed.

Ward relembrou, em entrevista à Uncut (via Guitar.com), como a chegada de Iommi impactou os músicos do The Rest. Sem poupar elogios ao guitarrista, o baterista abordou parte da juventude em Birmingham, nos primórdios da carreira.

- Advertisement -

Ele disse:

“No The Rest ficávamos felizes só por ter um show. Ainda estávamos na escola. Eu ia para a Slade Road School, que era virando a esquina do outro pessoal. Tínhamos sorte de poder fazer shows locais, como pubs ou qualquer lugar que nos recebesse. Tony entrou para The Rest e essa foi a melhor coisa que já aconteceu para nós – eu fiquei impressionado por sua forma de tocar guitarra. Dali nós fomos adiante.”

Reza a lenda que a mágica aconteceu quando os membros do Mythology – incluindo Ward e Iommi – recrutaram os oriundos do Rare Breed a partir de um anúncio do vocalista: o tal “Ozzy Zig” se gabava de possuir seu próprio equipamento, um microfone e uma caixa de som. Nascia assim a Polka Tulk Blues Band, rebatizada para Earth e, posteriormente, Black Sabbath.

O repertório do The Rest

Bill Ward ainda fez um comentário a respeito do que The Rest costumava tocar em seus shows. Praticamente todo o setlist era composto por covers, incluindo um que exigiu toda a habilidade que o baterista tinha naquela época para ser executado — uma canção da Jimi Hendrix Experience:

“Foi preciso tudo o que eu tinha para tocar a canção ‘Hey Joe’, de Hendrix. Eu ficava ouvindo Mitch Mitchell [baterista do The Jimi Hendrix Experience] e pensando: ‘oh, meu Deus’. Eu conheci Mitch antes de ele falecer [em 2008]. Ele foi um cara incrível comigo — e falamos como bateristas falam. Tivemos uma boa conversa. Tudo estava acontecendo em Birmingham naquela época. Havia coisas novas, novas bandas surgindo o tempo todo.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA reação de Bill Ward ao ouvir Tony Iommi tocar pela primeira...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades