Morreu aos 73 anos o baterista norte-irlandês Les Binks. Ele ficou conhecido por ter tocado com o Judas Priest entre 1977 e 1979.
A causa não foi revelada. A notícia teve confirmação pelas páginas do Priest nas redes.
Um breve texto afirma:
“Lamentamos profundamente o falecimento de Les e enviamos nosso carinho à sua família, amigos e fãs.
A aclamada bateria que ele apresentou foi de primeira classe, demonstrando suas técnicas únicas, talento, estilo e precisão.
Obrigado, Les — sua aclamação permanecerá viva…”
Sobre Les Binks
Nascido em julho de 1951 na Irlanda do Norte, James Leslie Binks trabalhou com uma série de músicos conhecidos, como Eric Burdon (The Animals, War) e Roger Glover (Deep Purple), além da banda pop Fancy, antes de se vincular ao Priest. Ele tocou nos álbuns “Stained Class” (1978) e “Killing Machine” (1978, também lançado como “Hell Bent for Leather”) e no ao vivo “Unleashed in the East” (1979).
A conexão com Glover rendeu a Binks o posto de baterista do Judas Priest. O baixista do Deep Purple havia produzido o disco “Sin After Sin” (1977), gravado ainda com Simon Phillips, que se desvinculou do grupo devido à sua preferência por continuar como músico de estúdio.
A saída de Les Binks ocorreu antes da etapa norte-americana da turnê de “Killing Machine”. Em entrevistas posteriores, o músico disse ter deixado a banda porque sentia ser apenas um contratado, não um integrante efetivo. O posto ficou com Dave Holland (ex-Trapeze).
Nas décadas seguintes, envolveu-se com uma série de artistas e bandas, como Lionheart (com o ex-Iron Maiden Dennis Stratton), Tytan, Eugenio Finardi, Raw Glory, entre outros. Também tocou em projetos cover e seguiu na cena underground inglesa.
Nos últimos anos, o baterista criou uma banda para tocar músicas do Judas Priest: Les Binks’ Priesthood. Originalmente, ele seria membro do KK’s Priest, formado pelo guitarrista K.K. Downing, mas acabou fora devido a uma fratura sofrida no punho antes das gravações do primeiro álbum. A vaga ficou com Sean Elg.
Binks entrou para o Rock and Roll Hall of Fame em 2022 como integrante do Judas Priest. Durante a cerimônia de oficialização, em novembro do ano citado, ele tocou com a banda pela primeira vez em mais de quatro décadas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.